segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Uma Mulher Sob Influência (A Woman Under the Influence) 1974


Nick Longhetti é abrupto, emocional, fica enraivecido rapidamente, mas também tem momentos de ternura. Mabel, a sua esposa, é socialmente inepta e emocionalmente insegura. O seu comportamento é estranho e inadequado, mas ela será louca, um perigo para os seus filhos? Este filme de John Cassavetes, "Uma Mulher Sob Influência" tenta fornecer uma resposta, mas esta não é clara, e o filme pode ser visto de diferentes pontos de vista. O que está claro, no entanto, é que Peter Falk e Gina Rowlands, que interpretam o casal problemático e se amam profundamente, mas não conseguem expressar o seu amor de formas socialmente aceitáveis.
Passados nos subúrbios de Los Angeles, nem o marido nem a esposa são pessoas de posses e Nick é um trabalhador da construção civil de colarinho azul. Eles têm três filhos, Maria (Christina Grisanti), Tony (Matthew Cassel), e Angelo (Mateus Laborteaux), que amam os seus pais, mas estão perplexos pela forma como agem. 
A abordagem de John Cassavetes como cinema verité capta a honestidade e a integridade da emoção humana. Cassavetes coloca-nos no centro: um convidado à mesa de jantar, um colega de trabalho ouvindo a culpa de Nick e a negação sobre o compromisso da sua esposa. Os movimentos de câmera são deliberados, utilizando sequências de movimento para refletir o caos da situação. Inicialmente, vemos uma Mabel desorganizada a enviar os filhos para longe com a avó, e mais tarde a responder ao inquérito do médico, com resistência e histeria. No entanto, depois de enviar Mabel para fora de casa, é Nick que perde o auto-controle, instigando uma discussão que leva a um acidente infeliz. No final, depois de um regresso a casa estranho, Nick e Mabel voltam para a distração de organizar a mesa de jantar, a tentativa de trazer alguma aparência e ordem nas suas vidas interrompidas - conciliar com a sua própria culpa e falhas - sozinhos no quarto, juntos.
Mais uma das grandes interpretações de Gena Rowlands, valeu-lhe uma nomeação para o Óscar de Melhor Actriz, e outra de Melhor Realizador para Cassavetes. 

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: