segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Um Homem de Confiança (L'Aîné des Ferchaux) 1963


Um venerável banqueiro de Paris (Charles Vanel) parte para os EUA quando descobre que haverá uma investigação sobre os seus questionáveis negócios. Acompanhado pelo seu fiel pupilo Michel (Jean-Paul Belmondo), a dupla viaja para Nova York de avião e, eventualmente, para Nova Orleans, de carro. Michel planeia fugir com o dinheiro do patrão, mas os sentimentos de lealdade para com o velho impedem-no de realizar o assalto pleaneado.
"L'Ainé des Ferchaux" parece ser o filme esquecido de Melville, da década de 60. Embora seja baseado num romance de Simenon, a adaptação de Melville tem em comum com o livro apenas os contornos da história, e muda a acção do Panamá para os EUA. Com efeito, torna-se um complemento para um filme anterior de Melville, Deux Hommes dans Manhattan, com Vanel como um financeiro desonesto que defrauda a família Ferchaux e foge para Nova York, acompanhado por ex-boxeaur interpretado por Belmondo.
Seja qual for a razão, o resultado permitiu a Melville, tal como ele reconheceu, ter muita diversão remendando a  longa-metragem nos exteriores americanos com material de estúdio, porque a maioria do filme foi rodado no sul da França, embora pretendendo ser nos EUA. Os remendos não funcionam muito bem, especialemente se formos fazer uma viagem semelhante através do leste e sul americano, com os locais, ocasionalmente, a mudarem de forma inesperada, mas Melville não se importou muito com esses pequenos detalhes, há sim uma preocupação genuína em encontrar continuidades entre as cores de neon que ele encontra nas ruas americanas, e define isso muito bem nos cenários em França.
 Sempre um admirador dos EUA, Melville começa a descobrir aqui o amor, tanto em termos dos lugares que ele escolhe para colocar na tela, como nos filmes a que ele presta homenagem - começando com The Set-Up nas cenas de abertura, a música ocidental, que sublinha muito da viagem pela estrada que Charles Vanel faz com o seu assistente, Jean-Paul Belmondo. Foi o primeiro filme a cores de Melville, e embora se diga que tenha gostado de trabalhar neste formato, voltou ao preto e branco no filme seguinte. 
Legendado em inglês.

Mega
Link 
Imdb  

Sem comentários: