domingo, 3 de fevereiro de 2013

Corrida Contra o Destino (Vanishing Point) 1971


"Vanishing Point" é a ode final para a necessidade de velocidade, uma corrida feroz dedicada ao "último herói americano para quem a velocidade significa liberdade de alma", o condutor Kowalski (Barry Newman), a fazer uma corrida de alta velocidade do Colorado a San Francisco com a polícia na sua perseguição. Os pulsar do cinema e as grandes rotações com Kowalski num vaivém entre os estados ocidentais, como um motorista de entregas. Atravessando o oeste americano, Kowalski tem a missão de levar um Super Dodge Challenger para o seu dono em tempo record. Tinha apostado com um amigo que cumpriria o objectivo – mas, mesmo se não houvesse alguma aposta, Kowalski não diminuiria a velocidade. Está disposto a correr no deserto. Ele, o carro e a estrada, chamando a atenção da polícia, que segue no seu encalce. 
O realizador Richard C. Sarafian tem uma obsessão pela estrada, e transforma este filme numa celebração extática da jornada de Kowalski, no seu desafio teimoso e sem propósito de autoridade, numa odisseia através das planícies. A maior parte do filme passa-se na estrada, no carro com Kowalski ou olhando pela janela para o que ele vê, a panorâmica através das paisagens desfocadas do Oeste ou olhando para baixo nas linhas brancas da estrada, acelerando e não vendo mais do que os poucos metros à frente do nariz do carro.A primeira meia hora do filme é quase perfeita, ficando tão próxima da experiência subjectiva do movimento de Kowalski, que se pode praticamente sentir os solavancos e o rugido do poderoso motor. 
"Vanishing Point" continuava a tendência de muitos lançamentos de baixo orçamento no final dos anos 60 e início dos 70, em que era apresentada a filosofia da contracultura misturada com problemas existenciais que trazem à história algo mais profundo na mensagem. Comparações com "Easy Rider" são difíceis de evitar, ambos apresentam heróis em fuga das autoridades numa viagem cheia de drogas e anti-autoritarismo de comportamento, enquanto a banda-sonora, cheia de rock e melodias folclóricas reforçam os ideais predominantes do estilo de vida hippie.
É um dos melhores filmes de perseguição dos anos 1970 (e porque não o melhor?), que exploravam a canonização de pessoas que se atreveram a domar o último vestígio da  liberdade, e da estrada aberta. Tem um orçamento modesto, mas efectivamente tornou-se num dos maiores filmes de culto dos anos 70.

Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: