quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

The Joke (Zert) 1969

 

Como estudante universitário, Ludvik Jahn (Josef Somr) faz uma observação improvisada numa carta para a namorada, uma piada que denegre o optimismo cego do Partido. O cartão é enviado pelos seus colegas para os oficiais do partido, e ele é expulso da escola, e passa seis anos na prisão militar com trabalhos forçados. Anos mais tarde, vê uma oportunidade de vingança: seduzir a esposa (Jana Dítetová) de um dos líderes (Ludek Munzar) que o traíram.
Embora não tão fantasioso ou surreal como o seu filme seguinte, "Valerie and her Week of Wonders", Jaromil Jires brinca com a cronologia. O filme começa no meio, revelando a história de Ludvik gradualmente, através de flashbacks como as circunstâncias que levaram ao seu comportamento vingativo. Muitas vezes, esses flashbacks sobrepõem-se com o presente, como no momento em que ele se senta em algum tipo de cerimónia religiosa ou folclórica e se lembra do seu "julgamento". É uma técnica interessante usada de uma maneira que se sentia fresca e ousada. Os flashbacks são também contados através da perspectiva da primeira pessoa, colocando o espectador no lugar de Ludvik, e roubando ao protagonista a sua identidade. 
É uma história muito interessante que mantém sempre o ritmo e sofre algumas reviravoltas intrigantes. O filme é abertamente crítico ao Partido, não como uma alegoria alegoria mas ctiticando-o de frente. Sem surpresa, foi banido, mesmo pondo de lado o seu forte conteúdo político, que funciona como um drama humano interessante, faz a sua parte em observações improvisadas onde o humor se perdia e algum tipo de situação explodia. 
Na altura em que "Zert" foi escrito, o seu autor Milan Kundera (A Insustentável Leveza do Ser) era um líder da oposição no movimento de reforma que resultou na Primavera de Praga, quando os artistas e intelectuais denunciaram a repressão do governo, na arte e na literatura. A invasão soviética de 1968 terminou eficazmente com todo o fermento ainda mais criativo e a Checoslováquia foi dominada pelo duro comunismo que não tolerava o desrespeito. O realizador, Jires Jaromil, ao contrário de muitos dos seus compatriotas, preferiu ficar na Checoslováquia e enfrentar a opressão da época. O seu estilo virou-se mais para os documentários, que fez com distinção alguns anos depois.

Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: