quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Gloria (Gloria) 1980


Depois de todo o experimentalismo, depois de tanto estudar os recantos obscuros da alma, depois de tantos exercicios de interpetação auto-indulgentes, Cassavetes tem um dos seus melhores filmes, e também o seu mais convencional. Gloria é a história de uma mulher resistente e um jovem rapaz, condicionados dentro de um filme de gângsters, que ao mesmo tempo é um filme de perseguição.
Gena Rowlands interpreta a personagem do título,ex-namorada de um gangster que acaba por ajudar a fugir um jovem vizinho (John Adames), depois de toda a sua família ser assassinada; o pai do jovem era um contador da máfia, e entregou o livro da contabilidade ao filho antes de tudo acontecer. O motor do filme é a tentativa de Gloria para fugir da cidade antes de ambos serem mortos. 
Rowlands é electrizante como Gloria, sabe usar uma pistola ou a língua afiada com a mesma habilidade. Adames é encantador e simpático, e a galeria de durões deste filme é mais do que credível. 
"Gloria" é dos melhores filmes de Cassavetes, filme altamente subestimado que transforma o género do filme de gângsters num retrato comovente e memorável da maternidade de substituição e a natureza da dependência, perfeitamente envoltos num manifesto feminista que prova que as mulheres podem ser tão inteligentes, fortes e determinadas como os homens, e igualmente hábeis no uso de uma arma.
Embora seja verdade que a maioria dos filmes de Cassavetes estejam fora do mainstream convencional, ele fez este com a clara intenção de atrair e agradar outro tipo de público.
Rowlands, que recebeu uma nomeação ao Óscar por este papel, era uma das melhores actrizes daquele período, trazendo uma profundidade natural e uma dignidade a cada personagem bastante tocante. Como ex-glamour girl, sempre esteve disposta a assumir papéis não glamorosos, algo que outras actrizes de topo nem sequer consideravam.


Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: