domingo, 24 de fevereiro de 2013

A Loja da Rua Principal (Obchod na Korze) 1965

 

Dramas psicológicos com o holocausto da Segunda Guerra Mundial como pano de fundo, são um dos temas predominantes nos primeiros filmes da Nova Vaga Checa..Tal como outros filmes deste período, lida-se com uma história pessoal dentro destes tempos conturbados. "A Loja da Rua Principal" aborda esses temas familiares com um toque de simplicidade, e duas excepcionais interpretações de Jozef Kroner e Ida Kaminska. 
Kroner interpreta Tono Brtko, um carpinteiro da pequena cidade, infeliz, com uma mulher incessantemente irritante (Hana Slivková) e um oficial fascista como cunhado (Frantisek Zvarik). Tono não quer ter nada a ver com a política, e vai passando a vida a fazer biscates. No entanto, o cunhado decide fazer-lhe um "favor" nomeando-o para controlador de uma loja de têxteis na rua principal da sua cidade. A loja é gerida por uma víuva gentil, mas senila judíaca Sra. Lautmann, interpretada pela polaca Ida Kaminska, que viria a conseguir uma nomeação ao Óscar de Melhor Actriz com este desempenho, coisa que naquela altura não era fácil para uma actriz estrangeira . Esta velha senhora é completamente ignorante sobre o fervor fascista que paira sobre a cidade, e pensa que Tono não está lá para assumir a loja, mas para procurar emprego. Os dois começam a conviver muito bem, no entanto, quando todos os judeus da cidade são deportados, Tono deve decidir se vai se tornar um colaborador sem alma ou ser rotulado como um "amigo dos judeus".
Embora o assunto seja bastante pesado, não é de todo sombrio. Kadar e Klos, os realizadores, mantêm as coisas leves a maior parte do tempo, juntando o não muito brilhante Tono com a encantadora Sra. Lautmann em alguns momentos frequentemente bem-humorados. A ligação que se desenvolve entre eles é realmente muito doce. Mas, obviamente, os bons tempos não podem durar, e na última parte do filme,  brilha como Tony vai ter de ser obrigado a fazer uma escolha quase impossível.
Tal como o filme de Fellini "Amarcord", "A Loja da Rua Principal" também se concentra num grupo de pessoas da cidade e os efeitos do fascismo na sua população, mas Kadar e Klos claramente queriam dramatizar como a chegada do Nazismo afectou alguma parte da população, que gravitaram para posições de poder vantajosas, instigando uma limpeza étnica. O argumento de Ladislav Grosman (o seu único trabalho para cinema) poderia ter sido um drama mostrando a injustiça gritante a preto e branco, mas junto com os dois realizadores, escolheram atingir um bom equilíbrio entre o drama e um leve toque de comédia.
Para além de ter alcançado uma nomeação para Melhor Actriz, o filme venceu o Óscar de Melhor Filme em Lingua Estrangeira, e uma Menção Especial para os dois actores principais no Festival de Cannes. 

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: