quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Amantes (Love Streams) 1984


John Cassavetes começou "Love Streams" a saber que estava a morrer, e enquanto é um filme tão difícil e tão perturbador como o resto da sua obra, também é um filme bastante sentimentalista.
Cassavetes é o protagonista como Robert Harmon, um escritor de romances "trashy" sobre sexo e mulheres. Para "pesquisa", ele sai - e muitas vezes dorme - com todos os tipos de mulheres, mas principalmente prostitutas. Para ele, o amor só existe num momento fugaz, e não muito mais. A irmã, Sarah (Gena Rowlands), tem uma visão muito diferente. Por ser uma pessoa que sufoca toda a gente, leva-a  a um divórcio do marido (Seymour Cassel), e a filha (Margaret Abbott) escolheu viver com ele.
Depois de uma viagem pela Europa, a fim de recuperar duma depressão, Sarah decide, então, ir viver com o irmão.
Enquanto isso, ao irmão foi atribuído um filho (provavelmente um "erro" a partir de uma experiência sexual há muito esquecida), durante o fim de semana.
Robert vê-se a braços com uma estranha e inesperada família em casa, que o obriga a mudar todos os hábitos, nomeadamente, em relação às mulheres.
Baseado numa peça de Ted Allan, "Love Streams" é um estudo assustador, provocante, e brutalmente honesto sobre o amor, a necessidade emocional, solidão e a saudade. Em contraste com o trabalho de câmera activo e de confronto dos seus filmes anteriores (mais notavelmente em Faces), John Cassavetes cria um retrato mudo, e objetivo, capturado com compaixão subjacente a vidas vazias e emocionalmente à deriva, personagens que agem em confronto com dor e o desespero.
O olhar suave e profissional deste filme (praticamente sem o uso de câmera de mão) é a principal diferença entre este e os seus filmes dos anos 70, algum do trabalho de câmera é absolutamente elegante. Mas a temática e a narrativa, são muito no estilo de "Husbands" ou "A Woman Under the Influence" - para o melhor e para pior. Se Cassavetes encontrou um modo de fundir o seu estilo solto com a narrativa tradicional no seu filme anterior, "Gloria", aqui ele está de volta aos velhos tempos.
Brilhou no festival de Berlim, onde conquistou o Leão de Ouro, e o Prémio FIPRESCI.

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: