terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Jovens e Atrevidas (Sedmikrásky) 1966


Um filme caótico, divertido, e encantador, que tira proveito da liberdade atribuída a Chytilová e aos seus colegas realizadores deste movimento. Remove completamente toda a política, bem como as regras do cinema, e emerge como uma declaração impressionantemente artística com um impacto duradouro e uma influência que pode ser vista nas obras de Jacques Rivette, até Novo Cinema Francês Extremista, e até mesmo na MTV.
Não existe propriamente uma história neste filme, pelo menos como um conceito. Duas jovens mulheres, ambas chamadas Marie, interpretadas por Ivana Karbanová e Jitka Cerhová, uma loira usando uma coroa de margaridas em volta da cabeça, e a outra morena com tranças infantis , até que um dia decidem que, já que o mundo se estragou, também elas vão ser estragadas. Então, para o mundo que vão, incessantemente pregando partidas e devastando tudo e todos que encontram, o que é divertido de se assistir, estas duas meninas traquinas constantemente estragam tudo e fogem.
Para refletir se o assunto deste filme é realmente uma exploração do valor do significado dentro do filme, é uma pergunta, possivelmente, irrespondível. Uma pergunta talvez não tão grande como o sentido da vida, o imprudente que viajar na galáxia de Douglas Adams ponderará que esta resposta não é fácil. Há uma qualidade em Daisies/Sedimkrásky, de Věra Chytilová, que torna obscuro e indefinido este filme, é como olhar para um objecto através de névoa ou debaixo d'água. Desde que nunca tenhamos a certeza do que é que estamos a olhar, a curiosidade de o querer identificar que faz-nos continuar a procurar na esperança de atingir a clareza.
A melhor questão, talvez seja representada pelas heroínas de Chytilová, as Marias, o se, "é importante", ou "não é importante", esse é o coração do filme, em torno do qual  vários acontecimentos são construídos. As raparigas consideram que o seu mundo ficou estragado, por isso, elas também se podem estragar. Como muitos grandes filmes, "Daisies" é uma provocação e uma divisão. Se provoca reacções de diversão, admiração, confusão, ou talvez, desgosto não importa, mas, o que importa, é o que o filme não nos deixa indiferentes. Neste caso, temos uma série de imagens e momentos que são tão marcantes, que, uma vez vistos, ficam quase indelevelmente gravados na mente.
 Legendado em inglês.

Mega
 Link
Imdb

Sem comentários: