sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Jean-Pierre Melville

Jean-Pierre Melville disse de si próprio: "Eu tenho um carácter horrível." Já nos anos 70, no final da sua carreira, encarando o mundo através de óculos fumados com um chapéu texano, o homem a quem alguns consideram ser o "padrinho da nouvelle vague" listou os colaboradores para quem ainda sentia gratidão, depois de 25 anos no negócio do cinema. Nenhuma das suas estrelas teve uma menção, nem Belmondo, nem Delon, nem Lino Ventura nem François Perrier. Nem, escandalosamente, o seu grande diretor de fotografia, Henri Decae. Melville disse ao jornalista Rui Nogueira, autor de "The Cinema According to Jean-Pierre Melville" (1996), que só sentiu gratidão a Pierre Charron e Albouze René. Charron escolhia o mobiliário para os seus filmes.
Esta era uma boa pista sobre o caráter deste provocante, privado e perverso realizador, cuja vida foi uma batalha contra colaboradores, antigos admiradores e críticos. Ele disse uma vez que era "um solitário com o poder de cinco - Eu, a minha esposa e três gatos" 
Era claro que este "caractère sacré" levou Melville a empregar os métodos independentes de uma "nova vaga", muito antes da "nouvelle vague". Melville fez a sua primeira longa-metragem em 1947, a nouvelle vague, como a conhecemos, só apareceu em 1959. Frustrado pelo negócio dos filmes, que o viam como um amador, e irritado com o que viu como a "ditadura comunista" dos sindicatos, ele construiu o seu próprio estúdio, Jenner, em 1947, sendo o único realizador a ter um. Foi destruído por um incêndio em 1967. 
O seu primeiro filme, uma adaptação de "Le Silence de la Mer por Vercors" (pseudónimo de Jean Bruller, um herói famoso da resistência) que foi baleado na própria casa de Vercors. É a história de um oficial alemão alojado com uma família francesa, que mantêem um silêncio total durante os seus monólogos cultos. Foi uma das três histórias da ocupação que Melville filmou.
Melville, teve então uma relação profissional conflituosa com Jean Cocteau, ao fazer Les Enfants Terribles (1950), um conto de Cocteau, antes de começar o filme que lhe deu credenciais da Nouvelle Vague, Bob le Flambeur (1955). Bob era interpretado por Roger Duchesne como um jogador compulsivo que, planeou um assalto final para garantir uma aposentadoria confortável. Tenta limpar o casino de Deauville, mas por ironia ganha uma fortuna legalmente, enquanto que o seu ataque está em andamento.  
Melville tinha tanto uma relação contraditória como complementar para com a filosofia por trás da nouvelle vague. O cinema americano foi a sua inspiração, e, trabalhava com críticos, como Godard, Truffaut, Rohmer, Rivette, que eram intolerantes com a abordagem francesa para a produção de filmes. Mas quando começou a fazer os seus próprios filmes, que transformaram o trabalho de quem era essencialmente francês, acabou por se tornar um ídolo para essas mesmas pessoas.
Embora agora seja lembrado principalmente pelas suas intensas reposição de filmes de gangsters na década de 60, o cineasta francês teve uma carreira surpreendentemente variada, abrangendo dramas de guerra, estudos de caráter psicossexual, e a tal colaboração com Jean Cocteau.
Esta semana vamos conhecer um pouco da sua carreira, sobretudo os seus principais filmes. Espero que gostem.


Sem comentários: