terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O Baile dos Bombeiros (Horí, Má Panenko) 1967


Feito mesmo antes de deixar a Checoslováquia pelos EUA, "O Baile dos Bombeiros" foi o primeiro filme a cores de Milos Forman, e o seu último filme no país natal, e também a razão pela qual ele teve que deixar o seu país, para poder continuar a fazer filmes. É fácil de perceber porquê. O filme é, obviamente para as audiências modernas e, aparentemente, para os censores checos, uma crítica corrosiva ao Partido Comunista Checo e, mais audaciosamente, da própria idéia de acção coletiva que sustenta o socialismo. Esta é uma sátira expressiva, divertida, documentando uma única noite numa festa de uma pequena cidade, organizada pelos bombeiros locais, honrando o presidente que se que vai aposentar no seu octagésimo sexto aniversário (esqueceram-se da sua homenagem mais significativa, no octagésimo quinto aniversário, no ano anterior, uma das muitas gaffes cometidas por esta assembleia incompetente). Desde o início, mesmo antes dos créditos, Forman define o cenário para a palermice que vai vir, como os bombeiros a acusarem-se mutuamente de roubar os prémios do fundo da lotaria, e a incendiaram a bandeira que era para pendurar por cima da sala durante o baile. O facto de eles serem tão incapazes de operar o equipamento, mesmo para apagar este incêndio de pequena escala, é apenas o primeiro comentário sobre a extensão da sua incompetência, e um pouco do prenúncio do clímax surpreendentemente comovente do filme.
Naturalmente, as coisas só pioram a partir daqui. Estes são os homens que conseguem estragar o processo de seleção das participantes do concurso de beleza em que o salão de baile está  repleto de mulheres jovens e atraentes. As finalistas escolhidas são ou agressivamente simples ou exageradamente difíceis. Forman permite cenários absurdos como este de uma forma natural. Ao longo da noite, a mesa atulhada dos presentes da lotaria será lentamente esvaziada por múltiplos (e invisíveis) roubos, os casais jovens a copular sobre as mesas, o presidente a parecer senil e perdido, a caminhar pelo palco em momentos completamente inadequados, e o concurso de beleza em si a cair por terra, numa das cenas mais histéricas do filme.
Forman encena tudo isto numa atmosfera de crescente caos. A sua câmera é íntima, casual, e em perfeita sintonia com o espírito de loucura anárquica que decorre ao longo deste filme. A mise-en-scène abrange, essencialmente, duas visões diferentes de coletividade: a ordem do comité para os organizadores do partido, e a anarquia selvagem do próprio partido. Para Forman, estes dois resultados possíveis são igualmente absurdos, e ambos estão claramente ligados a aspectos da sociedade comunista - assim como a brigada de incêndio substitui o partido comunista, os foliões são o proletariado, preso dentro de uma situação absurda com líderes absurdos, e obrigados por estas circunstâncias a agir de forma desonesta e desprezível. Este é um sistema que privelegia a desonestidade. Confrontados com o facto de todos os prémios da lotaria serem roubados, a comissão dos bombeiros decide que as pessoas que não roubaram terão que pensar que houve uma lotaria e eles apenas não ganharam. Afinal, todos compraram bilhetes, aqueles que roubaram os prémios eram simplesmente os vencedores. Quando um dos membros da comissão tem um ataque incomum de culpa e é apanhado a tentar devolver um prémio roubado, os seus companheiros ficam com raiva dele, não por roubar, mas por tentar devolver o prémio, o que prejudica a reputação da brigada de incêndio. 
"O Baile dos Bombeiros" é um filme delicioso, mas também um filme com um coração enorme , batendo sob uma superficie hilariante. Como o clímax do filme revela, a incompetência da brigada de incêndio, que parece tão cómica no contexto de uma festa desastrosa, também pode ter consequências graves, quando aplicado a questões do mundo real.
Valeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Seria o terceiro Óscar neste categoria para o cinema Checo, em apenas quatro anos, prova da força que este cinema tinha nesta altura.

Mega
Link 
Imdb

Sem comentários: