terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O Mensageiro (The Go-Between) 1970


O jovem Leo é convidado para a casa do seu colega de classe Marcus, durante as férias de verão. Ele faz amizade com a irmã de Marcus, Marian (Julie Christie) e quando Marcus adoece com sarampo, Leo acaba por passar mais tempo com ela, e eventualmente, é confiado a entregar mensagens dela para um fazendeiro local chamado Ted (Alan Bates). Logo fica claro que estas são mensagens românticas secretas. Alimentando uma paixão por Marian, Leo tenta manter segredo, tentando também resolver os seus próprios sentimentos. 
A terceira e última colaboração entre Pinter e Losey é mais uma peça de época, mas contendo todos os ingredientes do amor proibido e da luta de classes a partir das suas anteriores obras contemporâneas. Intimamente adaptado de um romance de LP Hartley, The Go-Between parece ser uma continuação de "Acident" o trabalho anterior de Losey e Pinter (1967), novamente com a sua localização num verão quente, onde podemos ver o filme a partir dos olhos do jovem Leo e como ele sente todas as situações, por isso, o argumento move-se ao mesmo ritmo do filme anterior. Como é típico no trabalho de Pinter, não há muita acção e grande parte dela é muito subtil - a introdução de cenas em flash-forward é um exemplo particular (evita a definição simples de flashbacks do romance de Hartley) e demora um tempo até que o espectador possa descobrir o que está a acontecer. Tudo isto constrói um clímax soberbo e dramático com uma conclusão bastante apropriada que, como seria de esperar de Pinter, deixa muitas questões em aberto, assim como respostas. 
Losey está numa forma esplêndida e, embora evite o surrealismo que sobrepôs muitos dos seus filmes, trás uma abordagem narrativa mais tradicional, e chega a incluir alguns momentos bastante distintos, em especial no tratamento dos flash-forwards e no final. As cenas de flash-forward mostram elementos bastante travessos com Losey a fazer parecer que o filme está comprometido com uma imprecisão histórica flagrante.
Elenco magnifíco, que inclúi ainda actores como Michael Redgrave, Michael Gough, Edward Fox, entre outros, ganhou a Palma de Ouro em Cannes, uma nomeação aos Óscares para Melhor Actriz Secundária (Margaret Leighton), e ganhou quatro British Awards, entre os quais um para o jovem protagonista, Dominic Guard, com apenas 14 anos.

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: