domingo, 27 de janeiro de 2013

A Morte Cansada (Der Müde Tod) 1921

 

A uma jovem mulher do século 19 (Lil Dagover) é oferecido nos seus sonhos três hipóteses de salvar o amante da Morte (Bernhard Goetzke) - 1) na velha Bagdad  2) na Veneza do século 17, 3) na China imperial. É um melodrama sombrio que varia no estilo barroco fantasioso, que tenta mostrar que "o amor é mais forte do que a morte", e é especialmente agradável pela sua criatividade e olhar sedutor. A história divaga num jogo de moralidade e torna-se menos eficaz do que a apresentação visual. É um dos filmes mais fracos de Lang, mas esta fantasia romântica raramente é vista nos filmes do realizador, e deve ser de interesse para os estudiosos de Lang.
A história, parte lenda, parte conto de fadas, é principalmente uma visão-sonho de uma jovem em busca do seu amante desaparecido. O sonho é composto por três episódios, elaboradamente concebidos, envolvendo os jovens amantes que tentam iludir um tirano e cruel assassino, o anjo da morte. Este dispositivo de três histórias-dentro-da-história foi adotapdo, mais tarde, em Waxworks (1924), um dos filmes importantes do expressionismo alemão.
Fritz Lang tinha sido a escolha original para realizador de O Gabinete do Dr. Caligari, mas foi forçado a rejeitar devido a outros compromissos. Para "Der Müde Tod" ele escolheu dois dos designers de arte, Walter Röhrig e Warm Hermann, que tinham trabalhado para o filme do Dr. Caligari. Estes dois, juntamente com Robert Herlth criaram uma memorável decoração cinematográfica. O uso da iluminação por Lang foi tão inovador como as idéias originais de Max Reinhardt. Ambos perceberam a grande extensão a que esculpe o espaço e se transforma a luz. Depois de "A Morte Cansada", a técnica de enfatizar o relevo e o contorno de um objeto tornou-se padrão.
O filme foi inspirado por Intolerância de D.W.Griffith (1916) e usou a mesma mistura de cenários paralelos para contar várias histórias diferentes, de diferentes épocas históricas. Lang rumina sobre a inevitabilidade da morte nesta fábula sobre a lealdade, amor e morte. 

Mega
Link
Imdb 

Sem comentários: