quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A Dança da Morte (Dead of Night) 1945


Walter Craig é convidado a visitar uma propriedade Britânica. Não conhece o proprietário, porém, a sua cara é-lhe familiar. Tal como o são os restantes convidados. Pouco a pouco, reconhece-as como as personagens que lhe aparecem recorrentemente num sonho que termina sempre num indescritivel terror. Tomando conhecimento de experiências sobrenaturais das outras pessoas, acabará por assassinar a pessoa que o está a tentar ajudar, fornecendo-lhe uma explicação ciêntifica para o sucedido.
"Dead of Night" é um filme de terror intrigante, de origem britânica. É composto por uma série de histórias de fantasmas que conduzem a um final único e inesperado, muito antes deste género entrar em voga naquele país. Cada um dos cinco segmentos, e a história principal, foram realizados por quatro realizadores diferentes, e cada história apoia a narrativa principal do dilema do pesadelo de Walter Craig.
Não foi o primeiro, mas "Dead of Night" tornou-se o principal exemplar das antologias de terror (também conhecidas como filmes multi-episódicos) - um trabalho que apresenta várias histórias independentes, geralmente unidas por uma narrativa de ligação. A influência de Dead of Night sobre os filmes da Amicus, durante os anos 1960, que fez uma série de antologias de terror começando por "Dr Terror’s House of Horrors" (1964), é inconfundível. "Dead of Night" é considerado um dos grandes clássicos do género, enquanto o segmento do boneco ventríloquo foi considerado um dos mais influentes, tendo sido imitado inúmeras vezes.
Seria o primeiro filme dos Ealing Studios no pós-guerra, e tinha na direcção alguns dos melhores realizadores que passaram por aqueles estúdios, como era o caso de Alberto Cavalcanti,  Charles Crichton, Basil Dearden e Robert Hamer.

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: