quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A Enguia (Unagi) 1997


"A Enguia" foi o 16º  filme de Shohei Imamura (excluindo os documentários feitos para televisão nos anos setenta) e o segundo a ganhar a Palma de Ouro. Feito quando o realizador estava a fazer 70 anos, mas isso não significa que seja um filme de um realizador "velho". É um conto sobre o sexo, a morte, crime, tentativa de suicídio e doença mental. Quaisquer sinais de que Imamura foi suavizando os seus filmes com o passar dos anos, é completamente errado. Na verdade, este é um filme tão salgado e estranho como os seus melhores trabalhos, sem medo de entrar num território mais sombrio, ou a fazê-lo com um toque mais cómico. Ao longo de "A Enguia" somos convidados a recordar os filmes anteriores de Imamura: há vestígios de "Vengeance is Mine", "O Profundo Desejo dos Deuses",entre outros.
Takuro Yamashita (Yakusho) recebe uma carta anónima informando que a esposa está a ter um caso, na sua própria casa, enquanto ele vai à pesca durante a noite. Nessa noite, sendo mais uma das noites de pescaria, regressa  a casa mais cedo do que é habitual, para descobrir que as afirmações contidas na carta, são de facto verdadeiras. Acaba por matar a esposa, esfaqueando-a várias vezes, mas permite que o amante consiga fugir. Na prisão, encontra uma enguia que se tornará o seu animal de estimação. Ao sair em liberdade abre uma barbearia, fora da cidade, onde se irá cruzar com uma mulher, Keiko (Shimizu) com tendências suicidas, que lhe faz lembrar a ex-esposa. Keiko, também recuperando de uma antiga relação, com um homem mais interessado no dinheiro da mãe dela, vai querer aproximar-se de Yamashita, mas este persiste em não querer envolver-se. 
Se uma produção de Hollywood fosse contar a história de um homem que mata a mulher num ataque de ciúmes, e não alguém falsamente condenado, como foi o caso do filme de Frank Darabont, "The Shawshank Redemption", mas alguém realmente culpado, seria apresentado como um psicopata demente. Mas aqui, mais uma vez, Shohei Imamura foca a sua câmera na vasta moral cinzenta chamada humanidade, e dá-nos uma história impressionante história de redenção.
Mais uma vez Imamura leva-nos através dos marginalizados na sociedade japonesa: os loucos, os pobres, e, claro, os culpados, e mais uma vez desenha um paralelo entre o nosso suposto mundo "civilizado" e o que podemos chamar de mundo animal, desta vez personificado por um enguia, um sinuoso animal de estimação. No universo de Imamura o julgamento moral é suspenso a favor da clareza, retratando a vida confusa de nós, seres humanos, e como podemos facilmente tropeçar dois passos para a direita e alcançar coisas maravilhosas, mas também como podemos facilmente tropeçar alguns passos para a esquerda e somos transformados em demónios, e como podemos ultrapassar esses actos terríveis, se formos felizes o suficiente para andar pelo caminho certo.

Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: