segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O Gabinete das Figuras de Cera (Das Wachsfigurenkabinett) 1924



Este é um filme que apresenta três histórias diferentes, quando o proprietário de um museu de cera contrata um escritor para escrever três histórias de três dos seus modelos; Harun al Rashid; Ivan, o Terrível; e Jack, o Estripador. O filme é assim providenciado com três histórias passadas em épocas distintas e cada uma com um diferente personagem principal, interpretado pelos melhores actores alemães desta época. É um conceito muito criativo e interessante, claro, também considerando que o filme foi feito em 1924.
A fim de manter todas as histórias interligadas e tornar o filme mais coerente como um todo, todas as histórias possuem os dois actores em comum William Dieterle e Olga Belajeff, sempre em papéis diferentes. Dieterle viria a ser um realizador de sucesso em Hollywood, alguns anos mais tarde. Mas quando temos duas histórias de meia hora, e depois, uma outra com apenas 5 minutos, é dificil manter um filme coerente. As razões de tal incoerência foi a falta de orçamento que tornaram a última história do filme muito mais curta. Originalmente estava também planeada uma quarta história sobre Rinaldo Rinaldini, o personagem ainda pode ser visto no início do filme, entre os outros personagens de cera. Mesmo com as histórias a serem passadas em períodos completamente diferentes no tempo, todas têm o mesmo estilo, pelo que podem ser assim vistas como um todo.
O filme contava com uma realização a quatro mãos, pelo ucraniano Leo Birinsky, e o alemão Paul Leni. A carreira de Paul Leni (director de arte e realizador) foi curta, depois de ter morrido de envenenamento do sangue em 1929 com a idade de 44 anos, pouco depois de chegado a Hollywood, e depois de ter dirigido uma adaptação altamente considerada do cinema mudo, de The Cat and the Cannary (1927 ). Ele era mais conhecido por ter projetado e dirigido alguns filmes no início do cinema expressionista, mas ficou sempre longe do sucesso do filme de culto de Robert Wiene, "O Gabinete do Dr. Caligari".
A mais valia, era mesmo ter um trio de actores como Emil Jannings, Conrad Veidt e Werner Krauss, que na altura eram realmente os maiores, mais conhecidos e melhores actores alemães do seu tempo.   

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: