domingo, 27 de janeiro de 2013

O Castelo Maldito (Schloß Vogeloed) 1921


Apesar do título, não é um filme de terror ou uma história de fantasmas. Passado numa magnífica mansão, ou castelo, na era moderna (por volta de 1921), é um drama psicológico e mistério de assassinato que é passado para a tela como se fosse uma peça de teatro (embora, na verdade, as suas origens sejam um romance de Rudolf Stratz).
Nesta mansão, alguns aristocratas aguardam a baronesa Safferstätt. O Conde Oetsch, um indivíduo bastante indesejável, aparece sem ser convidado .. Todos acreditam que ele assassinou o irmão, o primeiro marido da baronesa, há três anos atrás. Mas Oetsch vai ficar entre os convidados, argumentando que não é o assassino, e vai encontrar o verdadeiro...
O título alemão deste filme seria traduzido como "Journey in the Night", mas, aqui, "noite" é apenas metafórico: refere-se à cegueira, em vez de ser qualquer coisa nocturna. Os destaques mais notáveis ​​do filme são a sua fotografia (por Max Lutze), a realização de FW Murnau (um pouco mais suave do que o habitual vindo deste realizador, mas é o seu filme mais antigo sobrevivente) e um desempenho notável deConrad Veidt ... um actor que nunca deixa de impressionar, e que supera os seus próprios padrões elevados neste drama. 
 Murnau faria o seu maior filme, ou pelo menos um dos dois maiores, no ano seguinte, e F.W. Murnau mostra-nos o seu desenvolvimento como cineasta, a introduzir temas e traços visuais, que seriam usados ​​com grande efeito em muitos dos seus filmes posteriores.
Intertitles em inglês.

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: