domingo, 20 de janeiro de 2013

Hue & Cry - Grito de Indignação (Hue and Cry) 1947



"Hue and Cry" tornou-se na primeira, das que depois ficaram conhecidas como as comédias da Ealing, embora na altura não se tivesse percebido que representava o início de um género. O escritor de "Hue and Cry" era Tibby Clarke, um antigo jornalista e policia de Londres na altura da guerra, que também arranjou tempo para ser comissário de bordo num navio e editor e escritor num semanário australiano de mulheres, entre muitos outros trabalhos improváveis. Ele tinha convencido Balcon a deixá-lo escrever o diálogo adicional para uma das curtas de  Dead of Night (The Golfing Story) e agora, com Henry Cornelius como produtor associado e Charles Crichton como realizador, foi-lhe dada a tarefa de formar uma história em torno de uma misteriosa maçonaria de rapazes. O jovem líder, Joe, interpretado por Harry Fowler, o jovem actor londrino de "Went the Day Well?", tem mais imaginação do que a maioria e fica convencido duma história de arrepiar os cabelos, que ele está a ler, sobre um gang de criminosos, e que as páginas de uma banda desenhada estão a ser utilizadas por ladrões, como meio de comunicação. Primeiro convence os amigos, conta as suas teorias para a polícia, mas estes respondem com desprezo e assim os rapazes decidem por eles mesmos apanhar os ladrões.  
"Hue and Cry" foi anunciado com o slogan "The Ealing film that begs to differ", uma frase que mais tarde foi adoptada como uma espécie de lema não-oficial para os estúdios. Mudou o rumo dos estúdios para uma nova direção, usando exteriores brilhantemente como pano de fundo para uma história com alguma originalidade. O personagem das comédias da Ealing talvez pudesse ser descrito como um fantasiasta realista, com eventos fantasiosos que ocorrem num ambiente meticulosamente credível, nas miseráveis ruas do pós-guerra londrino. O conceito de que o filme tomou formou-se a partir da sequência no final do filme, com a aglomeração de rapazes, que ilustra uma ideia que Cornelius queria expressar. Muitos dos rapazes não tinham experiência a interpretar, incluindo um pequeno jovem, cujo talento especial era para reproduzir o barulho de praticamente qualquer coisa que lhe viesse à mente, e que, no filme oferece uma grande abundância de efeitos sonoros, mas nem uma palavra de diálogo. A presença no elenco dos actores adultos era necessária para dar alguma coragem aos jovens actores, mas Jack Warner e Alastair Sim são especialmente eficazes.
Seriam precisos mais dois anos para saír outra comédia de sucesso dos estúdios, mas "Hue and Cry" foi um grande sucesso, e também agradou bastante os críticos. 
Legendas em espanhol.

Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: