quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Dois Vultos na Paisagem (Figures in a Landscape) 1970


Dois homens, Mac (Robert Shaw) e Ansell (Malcolm McDowell), escapam de uma prisão, mas agora estão a ser perseguidos a partir do ar. Por forças das circunstâncias,são obrigados a unir-se já que foram amarrados pelos pulsos, e ao longo da fuga vão brigando através dos campos, montes e vales, à procura de água e de uma lâmina para cortar os laços que os unem. Mas o helicóptero que os persegue, sobrevoa em círculos, cada vez mais próximo,caçando-os implacavelmente...
A novela de Barry England, de 1968, foi aclamada na altura como um conto de dois prisioneiros de guerra que fugiam dos seus captores em terreno tropical, atraíndo bastante entusiasmo entre os leitores, por isso era inevitável que uma versão chegasse ao cinema pouco depois. Quem pegou nesta história para a adaptar ao cinema, foi na verdade, a estrela Robert Shaw, embora ele não tivesse planeado originalmente tomar um dos papéis principais, mas no fim de contas, pode-se dizer que era perfeito para ele. O que distinguiu o filme na altura foi que não havia explicação para o que ocorria, e nós nunca descobriamos muito sobre a história, nem mesmo no final.
Isto significa que o filme levanta muitas questões que se recusa a responder, o que para muitos era o aspecto mais frustrante do mesmo. Nas mãos do realizador Joseph Losey o filme parece muito bem feitinho, fazendo justiça ao seu título, com uma infinidade de planos dos dois fugitivos, sempre muito bem enquadrados na paisagem do campo, são espanhóis nesta versão, embora nunca sejam identificados como tal. É muito fácil sermos levados pelo lado visual, mas o grande enigma sobre quem serão os dois fugitivos, continua a ser um pouco vago com o argumento de Shawn, que nos vai atirando pedaços de informação, como por exemplo, sabemos que Ansell aparentemente é algum tipo de professor, mas não é suficiente.

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: