domingo, 27 de janeiro de 2013

Dr. Mabuse, o Jogador (Dr. Mabuse, der Spieler - Ein Bild der Zeit) 1922


Quem é o desconhecido que inventa um acidente na bolsa de valores para proveito próprio? Quem está por trás de uma grande operação de falsificação? Quem controla os gangs de criminosos que estão a semear o caos e o terror por toda a cidade? E quem toma tal prazer de despojar os ricos das suas casas de jogo secretas? Isto é o que o promotor Von Wenck pretende descobrir - a identidade do criminoso que de algum modo tomou o controle da fraternidade criminosa do país, e tomou a intenção do crime para seu próprio proveito. A primeira pista é a morte do jovem e rico herdeiro Edgar Hull, que conseguiu perder uma fortuna num jogo de cartas. A dançarina Cara Carozza está implicada no crime e é presa, mas ela mantém-se fiel ao patrão e recusa-se a revelar a sua identidade. A próxima pista de Von Wenck é mais esperançosa. A condessa Told prova ser uma aliada útil quando o seu marido cai sob o poder, e é destruído pelo chefe do crime desconhecido. A investigação de Wenck leva-o a um psicanalista respeitável, o Dr. Mabuse. Poderia este encantador especialista da mente ter alguma coisa a ver com a onda de criminalidade que está a causar tanto sofrimento? Na verdade sim, e o Dr. Mabuse é um adversário muito mais perigoso do que Wenck poderia imaginar. Ele aprendeu a controlar a mente das pessoas...
O filme que estabeleceu Fritz Lang como o maior realizador alemão do seu tempo é este thriller monumental baseado num romance do crime popular, por Norbert Jacques. Embora seja um thriller surpreendente - na verdade, um dos melhores da história do cinema - é muito mais do que isso. "Dr. Mabuse, der Spieler" também é uma importante peça sobre o comentário social, um trabalho que reflete o estado de espírito de um país que está oscilando à beira da anarquia e da auto-destruição. Se alguma vez já perguntaram como é que um país pode deslizar para o fascismo e se atrever a enfrentar o mundo inteiro, conduzido por uma obsessão pela ordem e pureza racial, este filme vai dar-lhe algumas respostas.
A genialidade de "Dr. Mabuse, der Spieler" pode ser apreciada tanto como um thriller convencional - cheio de tensão, de interesse humano e algumas sequências espetaculares - como um documento histórico. Descreve um mundo onde o crime realmente é galopante e as autoridades são impotentes para impedir o seu crescimento. Esta é a Alemanha dos anos 1920, um tempo e um lugar onde a mente criminosa e sem escrúpulos poderia ficar rica com muita facilidade, enquanto que milhões enfrentam o desemprego, e até mesmo a fome. O espectro da I Guerra Mundial que pairou sobre o país durante uma década, minando a vida de um governo enfraquecido, e permitindo que toda a forma de mal apodrecesse nas sombras. 
Com os velhos símbolos de autoridade desacreditados, descartados em desgosto, a nação Alemanha foi clamando por uma nova raça de homens fortes para assumir o controle e trazer ordem para evitar a deriva inexorável para a anarquia. O surgimento de uma figura como Mabuse era inevitável - um líder forte, com a vontade de colocar-se acima de todos os outros homens e assumir o controle dos seus destinos, inevitavelmente para o pior. Esta idéia do Übermensch ou Super-Homem era uma visão que o filósofo Friedrich Nietzsche tinha explorado no seu livro de 1883 "Thus Spoke Zarathustra". A idéia seria uma realidade horrível quando os nazis aparecem em cena e assumem o controle do país em 1930, e com bastante facilidade. Embora Lang quissesse que Mabuse fosse uma metáfora para os auto-intitulados Deuses que inevitavelmente lucrariam com os infortúnios da Alemanha, é difícil visionar este filme sem equacionar Mabuse como Hitler.
O uso de Lang do expressionismo é particularmente interessante por causa da sua sutileza. Compara-se este filme com obras contemporâneas, como Das Cabinet des Dr. de Caligari (1920) e Nosferatu (1922), onde o estilo expressionista é mais do que apenas uma metáfora, torna-se a essência do filme. Lang está menos preocupado com o estilo e mais em mostrar um retrato realista do seu periodo e do seu país. Aqui, o expressionismo entra nos quadros onde a história o exige - como na sequência de sonho aterrorizante ou na descida de Mabuse à loucura no final do filme. No resto do filme, Lang usa o estilo expressionista com moderação, para sugerir ameaça, para ressaltar o poder do mal de Mabuse, sem prejuízo do realismo do drama e da sua configuração. Como acontecerá em obras posteriores de Lang, Metropolis (1927) e M (1931), o expressionismo do "Dr. Mabuse, der Spieler" é tão eficaz porque não estamos sempre conscientes da sua presença. 
O filme está dividido em duas partes, e seria seguido por duas sequelas, em 1933, e 1960.
Intertitles apenas em inglês.

Mega - Parte 1
Mega - Parte 2  
Parte 1
Parte 2
Imdb

Sem comentários: