quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Matou (M) 1931


Berlim está num estado de terror com um serial killer a perambular pelas ruas depois do anoitecer, raptando e matando crianças. A opinião pública obriga a polícia a intensificar a busca pelo assassino, e, no processo, prender dezenas de criminosos que não têm nada a ver com os crimes. Percebendo que a sua vida está sob ameaça por esta atividade policial ter aumentado, os líderes do submundo do crime reunem-se e resolvem eles mesmo capturar o assassino. Uma armadilha é colocada e o assassino é descoberto. Mas quem vai ficar com ele, a polícia ou os bandidos ...?
O primeiro filme sonoro de Fritz Lang é frequentemente citado como o primeiro e maior de todos os thrillers psicológicos. O estilo expressionista que foi predominante no cinema alemão do final dos anos 20 é brilhantemente usado por Lang para criar uma sensação de paranóia e pânico claustrofóbico, um mundo de sombras, suspeitas e traições que está em processo de colapso sobre si mesmo. Angulos de câmera distorcidos e uso engenhoso de som adicionam a impressão de uma sociedade que está degenerando num caos frenético, evocando uma histeria em massa aterrorizante que contrasta de forma muito eficaz com a loucura de um assassino esquizofrénico.
Como assassino, Peter Lorre consegue ser simpático e arrepiante. É o primeiro papel significativo da sua carreira, e o tipo de papel para o qual é mais conhecido. Lorre tem a aura de ameaça de um psicopata perigoso, mas também se exprime como uma comovente criança. O personagem de Lorre está condenado, porque não pode deixar de matar, e por isso é obrigação da sociedade matá-lo. Feita esta premissa lógica, Lang, de repente muda a ênfase para que o assassino seja retratado como um homem doente e para a sociedade que o condena é mais doentio ainda. Muito tem sido escrito sobre possíveis duplos sentidos em tudo isto - uma interpretação é que Lang está prevê a ameaça representada pelo crescimento do fascismo no seu país. 
M é um filme incomodativo a muitos níveis. A maneira como é filmado, com iconografia expressionista negra, emprestando-lhe o caráter de um pesadelo kafkiano induzido por drogas, de modo que, mesmo sem diálogo proporciona uma experiência arrepiante. Adicionemos a isso um tenso enredo, bem elaborado, cheio de personagens convincentes, com um duplo significado que admite várias interpretações, e a impressão geral é uma ilustração angustiante de quão perto de uma sociedade aparentemente bem-ordenada pode estar a anarquia total. A personagem de Peter Lorre é uma metáfora visual eficaz para o mundo onde vive. Durante o dia é respeitável, e um homem bastante agradável. No entanto, se lhe é dado o estímulo certo, esta concha externa da normalidade é rachada e um assassino louco é libertado. Pode-se argumentar que a sociedade alemã passou por um tipo de metamorfose similiar nos anos que se seguiram ao lançamento deste filme... 

Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: