quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O Homem Que Ri (The Man Who Laughs) 1928


Na França do século 17, um jovem rapaz (Julius Molnar Jr.) em cuja boca foi esculpido em um sorriso permanente, como castigo do seu pai desleal é adoptado por uma espécie de charlatão chamado Ursus (Cesare Gravina). Anos mais tarde, o nosso rapaz, Gwynplaine (Conrad Veidt) e uma jovem cega chamada Dea (Mary Philbin) encontrar-se apaixonados, mas Gwynplaine não está disposto a deixar Dea tocar no seu rosto desfigurado; Enquanto isso, uma duquesa Olga (Baclanova) brinca com a idéia de ter Gwynplaine como amante, mas é surpreendida ao saber que ele é realmente um nobre, e que é herdeiro legítimo da sua propriedade.
Depois da Universal Pictures ter alcançado o jackpot com o The Hunchback of Notre Dame (1923) e The Phantom of the Opera (1925), incentivou o produtor Carl Laemmle a criar uma espécie de continuação digna, na veia do terror gótico. Laemmle decidiu filmar Victor Hugo, o livro "O Homem Que Ri", mas quem iria dirigir e interpretar?
Sendo de ascendência alemã, Laemmle tinha ligações com a terra natal, que lhe deu alguma vantagem para negociar com alguns dos melhores cineastas e actores da Alemanha. Laemmle tinha visto "Waxworks" do realizador Paul Leni (1926) e ficou impressionado com os cenários maravilhosos do filme, estilísticamente sinistros, e um enorme senso obscuro de horror. Laemmle pensou logo que Leni seria a escolha ideal para aceitar o desafio de elaborar o próximo capítulo da crescente onda da Universal de dramas terríveis. Além disso, Laemmle convenceu Conrad Veidt para o papel principal. Leni e Veidt já tinham trabalhado juntos em Waxworks.
A Universal gastou mais de US $ 1.000.000 em O Homem que Ri (uma soma enorme para o ano de 1928), e vemos o resultado do orçamento generoso e e do trabalho genial do realizador Paul Leni, praticamente em cada frame do filme. É um filme impressionante - um dos grandes dramas de Hollywood do período mudo.
Superficialmente o filme tem algumas semelhanças com "O Fantasma da Ópera" - principalmente através do papel central da desfiguração. Além disso, Mary Philbin, que encontrou a imortalidade cinematográfica como a mulher que rasga a máscara de fantasma de Lon Chaney, assume o papel de protagonista ao lado Conrad Veidt como Dea, a menina cega.  
A reacção inícial  foi medíocre, com alguns críticos a reclamarem sobre a morbidade do tema e outros a reclamarem sobre a influência dos cenários germânicos que deveriam evocar o século 17, na Inglaterra. Nas décadas seguintes, no entanto, a reputação do filme tem vindo a subir. A personagem de Gwynplaine foi uma das grandes influências para Bob Kane criar Joker, o arqui-inimigo de Batman.

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: