sábado, 16 de junho de 2018

Uma Gota de Mel (A Taste of Honey) 1961

Brancos e negros, homossexuais e heterossexuais, mães e filhas, classe, e entrada na idade adulta. Jo é da classe trabalhadora, uma adolescente que vive com a mãe bêbada e libidinosa no norte de Inglaterra. Quando a mãe se casa impulsivamente, Jo está nas ruas, ela e Geoffrey, um amigo gay com quem anda à deriva, encontrando um quarto juntos. Jo engravida depois de uma noite com um marinheiro bêbado, e é Geoffrey quem assume os preparativos para o nascimento do bébé, tornado-se, na verdade, o pai dele.
Um intenso drama juvenil "Kitchen Sink", retratando realisticamente a vida da classe trabalhadora britânica. Tony Richardson adapta com êxito a peça de estreia de Shelagh Delaney, para o cinema, com o filme a introduzir-nos a mais uma possível estrela britânica, em estreia absoluta no cinema, Rita Tushingham, uma jovem de 19 anos que com este papel ganharia os prémios de interpretação feminina no Festival de Cannes e nos Golden Globes, graças ao seu papel sem usar maquilhagem, de uma jovem das favelas que fica mãe solteira. 
Infelizmente é um filme que fica um pouco datado para os padrões modernos, mas na altura em que estreou "A Taste of Honey" era um filme chocante e intrigante, abordando temas como relações de brancos com negros, mães solteiras adolescentes e jovens gays. Captura na perfeição as ruas sujas e a vida dos trabalhadores da classe operária.
Rita Tushingham era uma grande promessa, com um começo de carreira bastante promissor, mas acabaria por desaparecer entre telefilmes e episódios de séries.

Link
Imdb

Sem comentários: