quinta-feira, 21 de junho de 2018

Jogador Profissional (This Sporting Life) 1963

No início dos anos sessenta, no Norte de Inglaterra, Frank Machin é mesquinho, forte e ambicioso o suficiente para se tornar numa estrela da equipa de rugby da equipa local, dirigida por Weaver.  Machin hospeda-se em casa de Mrs Hammond, cujo marido foi morto num acidente, mas a sua natureza impulsiva, e a sua raiva natural, impedem-no de se aproximar dela como gostaria. Fica cada vez mais frustrado com a situação, e isso não o ajuda na paixão que começa a sentir pela Mrs Weaver.
"This Sporting Life" (1963) era mais um filme directamente ligado à Nova Vaga Inglesa. De certa forma era um dos últimos, embora a influência prosseguiria ainda por mais alguns filmes, assim como este ciclo também continuará. Embora os seus métodos e estilos permanecessem influentes, a sua falha nas bilheteiras significaria que os produtores não estavam mais dispostos a investir o seu dinheiro em temas mais corajosos e realistas. O público queria escapismo novamente.
Era fácil de perceber porque é que este "This Sporting Life" não foi um sucesso comercial. Ao contrário dos filmes anteriores da nova vaga, mais curtos e vigorosos, este tem mais de duas horas de duração. Onde "Saturday Night and Sunday Morning" e "A Taste of Honey" lidavam com questões difíceis e pintavam uma imagem corajosa de Inglaterra, oferecendo alguma esperança, "This Sporting Life" era um filme filme frio e totalmente implacável. 
Isto não quer dizer, de forma nenhuma, que este filme tenha sido um fracasso, mas tem o olhar mais inflexível sobre a miséria da condição humana que o cinema britânico já conseguiu. Por vezes o ritmo, a estética expressionista e a obsessão com o trauma emocional, fazem-no parecer mais com a filmografia sueca de Ingmar Bergman do que, propriamente, o realismo social britânico.
Na altura que o filme estreou o realizador Lindsay Anderson disse que o filme não devia ser visto como um filme "da classe trabalhadora do norte do país", embora as frustrações da classe fossem a base de como os personagens por vezes se comportam. Pelo contrário, é sobre a impossibilidade de felicidade e a incapacidade das pessoas de se comunicarem umas com as outras. Richard Harris e Rachel Roberts eram os protagonistas, com ambos a conseguirem uma nomeação para os Óscares.

Link
Imdb

Sem comentários: