domingo, 24 de junho de 2018

A Rapariga dos Olhos Verdes (Girl with Green Eyes) 1964

Kate Brady (Rita Tushingham) e Baba Brennan (Lynn Redgrave) são amigas de longa data, desde a escola, que se mudam para Dublin para escapar ao tédio e provincialismo da sua pequena cidade. Baba é bonita, extrovertida, cuja abordagem mais despreocupada da vida energiza Kate, a mais reservada. Somos introduzidos ao ambiente social da Dublin da década de 60, que passa rapidamente pela vida de Kate e Baba. Kate é estudante, Baba trabalha numa mercearia. Pela vida destas duas jovens vai cruzar um homem, Eugene Gaillard (Peter Finch).
Filme de estreia de Desmond Davis, um nome que já estava ligado a este movimento de cinema realista inglês, como operador de câmara, tendo colaborado em filmes como "A Taste of Honey", "The Loneliness of Long Distance Runner", ou "Tom Jones". Davis filma Dublin, e, brevemente, Londres, com um olhar amoroso pelos detalhes e pela vida nas ruas. O que se passa nas ruas é reflectido na tela. Enquanto Redgrave é a mais vistosa, Tushingham mostra uma audácia corajosa que demonstra porque o par é amigo. 
O cinema livre britânico tendia a enfatizar as mulheres como seres emocionais cujas rebeliões, em contraste com os Angry Young Men, que precisavam necessariamente de ser românticas. Alguns anos mais tarde, Lindsay Anderson estendeu este papel feminino para incluir uma mulher como rebelde armada em "If..."
Este é dos filmes menos conhecidos desta Nova Vaga Britânica, mas vale a pena o visionamento. 

Link
Imdb

Sem comentários: