domingo, 10 de novembro de 2013

The Blob (The Blob) 1958

´

Uma misteriosa criatura de outro planeta, semelhante a uma bolha gigante de gelatina, chega ao planeta Terra. A população de uma pequena cidade recusa-se a ouvir alguns adolescentes que testemunharam o poder destrutivo da bolha. Só que à medida que o tempo passa, a mancha está cada vez maior.
The Blob é um daqueles filmes de ficção científica que várias gerações cresceram a ver na TV, assustando os fãs quando eles ainda eram crianças, e proporcionando umas boas risadas pelos clichés abundantes no filme, e também para ver um jovem de 27 anos chamado Steve McQueen, futura estrela ainda em inicio de carreira.
O historiador de cinema Bruce Eder assinalou The Blob como um pedaço de cultura juvenil dos anos cinquenta feito por cineastas fora do sistema de Hollywood; o filme capta o mundo adolescente livre da violência dos gangs e dos problemas emocionais sérios visto
, por exemplo, em muitos filmes de exploitation daquele período.

O realizador Irvin S. Yeaworth era um cineasta independente, produzindo filmes em 16 milímetros para um mercado internacional, e neste, os jovens (rufiões e hooligans incluídos) acabam por ajudar a cidade a livrar-se da ameaça pegajosa, e os adultos não são retratados como líderes morais infalíveis, eles são mais do género pateta, por vezes um pouco preguiçosos, e têm os seus próprios preconceitos em dar tempo para ouvir os jovens que estão a ser sinceros na tentativa de parar uma força invasora. Mais interessante, como observa Eder, são os membros da polícia, que são reconhecidos no argumento como veteranos da Segunda Guerra Mundial, e a prática dos miúdos em ver filmes antigos no cinema, que faz parte da cultura popular da altura.
Embora dirigido e interpretado por alguns membros do culto colectivo de Yeaworth, o filme foi concebido como um típico filme de sci-fi.Yeaworth, segundo o actor Robert Fields, revela-se como um profissional descontraído,  e foi provavelmente por isso que o veterano da publicidade Jack H. Harris iniciou uma parceria com o primeiro, que durou três filmes. A produção e a popularidade posterior provou ser uma parceria valiosa para esta dupla que depois se mudaram para filmes de maior orçamento. 

Link
Imdb

Sem comentários: