quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Cabiria (Cabiria) 1914



As primeiras influências sobre os grandes cineastas são, por vezes esquecidas, na esteira de filmes posteriores que os historiadores decidem serem fundamentais. Daí a importância inquestionável de filmes "pioneiros", como The Jazz Singer (1927). "Intolerância" de D.W. Griffith (1916), um filme americano reconhecido como fundamental, foi concebido depois de uma visualização de "Cabiria" e deve muito aos movimentos de câmera do seu antecessor italiano.
Sob o pseudónimo de Piero Fosco, o realizador de Cabiria, Giovanni Pastrone, utilizou shots inovadores (antes de serem conhecidos como tal) que não só libertavam a câmera do efeito proscénio estático imposto pela câmera cinematográfica, a câmera em movimento de Pastrone replicava o ponto de vista de um observador, movendo-se dentro da cena. O primeiro movimento da câmera em "Cabiria", ainda com poucos minutos de filme, pode ter um efeito elétrico sobre os espectadores, mesmo ainda hoje, e certamente que deve ter sido chocante, mesmo inquietante, para um público de 1914. E note-se que os movimentos de câmera de Pastrone não são os movimentos de "Intolerância" de Griffith, são movimentos laterais que evitam ângulos rectos produzindo uma experiência cinematográfica profunda. A influência dessa fotografia inovadora foi imediata e pode ser vista em filmes americanos que antecedem Intolerância , como His New Job (1915).
Cabiria também continuava a recente tradição italiana de filmes épicos históricos como Quo Vadis? (1912) e Os Últimos Dias de Pompeia (1913), que foram empurrando os realizadores americanos em direção a um compromisso para caracterizar a produção dos filmes. "Cabiria" tem uma magnífica fotografia em exteriores deslumbrantes, guarda-roupas luxuosos, efeitos especiais ambiciosos, e cenários gigantescos de fazer cair o queixo cheio de tanto detalhe. Concebido como um projeto sério, artístico e literário (o filme é dividido em "capítulos"), Cabiria teve sucesso em quase todas as frentes. O novelista Gabriele D'Annunzio foi trazido para o projeto depois das filmagens estarem completas para sobrepor uma aura literária em Cabiria através do uso do seu nome.
A história de uma jovem romana separada dos seus pais e empurrada para o mundo velho e feio, tem a amplitude necessária para um conto épico, pois não há falta de eventos tortuosos e trágicos, salvamentos clandestinos e acção grandiosa que decepcione os fanáticos dos filmes épicos. O actor amador Bartolomeo Pagano, descoberto como estivador em Genoa, é famoso hoje como o destaque de um elenco muito competente. Pagano foi tão bem sucedido na sua caracterização de Maciste que continuou a retratar esse papel numa série de filmes italianos populares nos anos vinte.

Link 
Imdb 

Sem comentários: