domingo, 10 de novembro de 2013

O Ataque da Mulher de 15 Metros (Attack of the 50 Foot Woman) 1958



Este sci-fi barato do argumentista Mark Hanna (Not of This Earth , The Amazing Colossal Man) e do realizador Nathan Juran (The 7th Voyage of Sinbad , 20 Million Miles to Earth) tornou-se um clássico de culto ao longo dos seus mais de 50 anos de vida útil. Mas será que foi por causa dos efeitos especiais patéticos, ou terá sido por causa das duas belas vixens que lideram o elenco? 
Nancy Archer (Allison Hayes) é uma socialite rica que é infeliz no casamento com o marido Harry (William, Hudson), que a deixou uma vez, mas voltou para ela quando precisou de dinheiro. Isso não o impediu de continuar um caso com Honey Parker (Yvette Vickers) e Nancy sabe disso. Depois de um confronto num bar local, Nancy arranca no seu carro e tem um encontro com uma grande esfera na estrada. Houve rumores de Ovnis na zona, mas ninguém vai acreditar nela. Depois de um segundo encontro, Nancy cresce para um tamanho impressionante. Mais do que suficiente para se vingar do marido e da amante...
 Um dos mais famosos títulos de todos os filmes de ficção científica dos anos cinquenta, Attack of the 50 Foot Woman também foi famoso por, digamos, a natureza do baixo desempenho de todos os seus intervenientes. Foi como se os produtores olhassem para o sucesso de The Incredible Shrinking Man  e pensassem, como seria incrível fazer uma mulher crescer? E eis que uma lenda de culto nasceu. Embora tenha pouco mais de uma hora de duração, Juran mantêm-nos à espera para ver a heroína em toda a sua enorme glória, e a maior parte do tempo do filme é dividido entre uma novela típica dos anos 50 e o filme de aventuras mais tradicionais com extraterrestes e naves espaciais no deserto. 
 Como muitas produções do género, de orçamento modesto, o filme conta com efeitos especiais toscos, cenografia paupérrima e interpretações nada convincentes - o que só aumenta a curiosidade acerca do resultado final. O interior da nave espacial que cai no deserto dos Estados Unidos é delirante e o seu piloto gigante veste roupas medievais (sem qualquer explicação). O desfecho é sensacional, típico da época. A história é resolvida em apenas três segundos e a projeção termina com uma frase sobre o efeito.

Link
Imdb

Sem comentários: