segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Roma, Cidade Aberta (Roma, Città Aperta) 1945



"Roma Cidade Aberta", de Roberto Rossellini, foi feito no rescaldo da Segunda Guerra Mundial, é um retrato agitado e profundamente comovente de Roma durante os últimos anos da guerra, com os nazis a ocuparem a cidade e as forças aliadas a aproximarem-se lentamente. É um fillme áspero, feito na economia desolada do pós-guerra, filmado nas ruas bombardeadas de Roma com uma espécie de realismo documental que dá um impacto ainda maior a esta história da resistência permanente contra mal. O filme é dividido em duas partes, com a primeira metade voltada para o quotidiano de um grupo de combatentes da Resistência que vivem em Roma. Francesco (Francesco Grandjacquet) trabalha para um jornal comunista, e ajuda a coordenar as actividades de um grupo de combatentes anti- nazis, liderados pelo seu amigo Giorgio (Marcello Pagliero). A noiva de Francesco, a viúva Pina (Anna Magnani ), está envolvida na luta, e apesar de estar grávida, ajuda a incitar revoltas contra as lojas que controlam as rações de comida e mantêm o povo da cidade sem receber o suficiente para comer. Até mesmo o filho, Marcello (Vito Annichiarico), junta-se à luta, como parte de uma gang de rapazes, liderados por um jovem aleijado, ferido num bombardeamento contra os nazis.
Rossellini elabora um retrato de toda uma comunidade - todo um povo - unidos em oposição aos males do nazismo, com todos a contribuírem para a luta, até mesmo as crianças. Obviamente que o filme é trabalhado a partir da sua própria experiência da ocupação durante a guerra e a tirania dos fascistas, Rossellini fez um trabalho profundamente humanista em que dá o mesmo peso às preocupações do quotidiano dessas pessoas como eles simplesmente tentam viver, e para a urgência da luta contra os nazis. A necessidade de pão, para a alimentação, conduz as pessoas, que estão tão famintas e sem escrúpulos, devem evitar a sua moral contra roubos, simplesmente para sobreviver. No meio deste caos, Francesco e Pina ainda planeiam casar-se, e viver uma vida normal. A família de Pina animadamente prepara-se para o dia, fazendo um bolo de casamento e planeiam uma "festa" de poucos luxos para que eles se possam reunir nesta cidade devastada. A apresentação casual de Rossellini dessas cenas enfatiza o sentido da vida, tentando aproximar a normalidade , mesmo no meio do terror e incerteza que essas pessoas vivem.
Os detalhes significam tudo para Rossellini, os pequenos toques demonstram como ele entende bem esta situação e estas pessoas - porque ainda não há muito tempo estava entre eles, vivendo a vida retratada no filme. A certa altura, quando alguém pergunta se os americanos estão próximos, se a promessa da libertação está realmente na mão, Pina acena para um prédio próximo destruído, para uma vítima do bombardeamento aliado. O único sinal de esperança para estas pessoas é muitas vezes a evidência da destruição causada pelos inimigos dos nazis na cidade. Outros dentro da cidade não estão tão conscientes da importância desta situação. A inexperiente irmã de Pina, Lauretta (Carla Rovere) trabalha num cabaret, e não pensa nada sobre os soldados alemães a deixarem ir para casa. Está farta da miséria da sua vida em casa, com vergonha de ser pobre, e só quer conforto e diversão. Parece alheia a tudo à sua volta. A amiga Marina (Maria Michi), namorada de Giorgio , não é tão alheia, mas não está virada para a luta, egoísta e incapaz de compreender verdadeiramente a importação dos acontecimentos. Vai esperando por Giorgio, que se esconde da Gestapo, e parece irritado por não ter contacto com ela. As fraquezas de Marina - incluindo o uso de drogas - fazem-na presa fácil para os alemães, que a mantêm debaixo de olho, através da sinistra espia Ingrid (Giovanna Galletti), que sente uma química estranha para com Marina. Rossellini equilibra os momentos mais sombrios, com toques de humor surpreendentes, especialmente no retrato do padre Don Pietro. O sacerdote é um homem excepcionalmente piedoso que tem vergonha de admitir.
Provavelmente é difícil para as novas gerações entenderem o efeito profundo que "Roma Cidade Aberta" teve quando estreou em Roma, apenas seis meses depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Rodado em pouco tempo, nas ruas destruídas da própria cidade, Rossellini e a sua equipa tiveram em mãos um enorme desafio durante os meses finais da guerra (Roma tinha sido libertada pelos Aliados, mas metade do país ainda estava ocupado pelos nazis), e o filme foi mais do que apenas um relato romanceado da Resistência italiana. Pelo contrário, era um lembrete do trauma que o país acabara de passar, e com a poeira ainda a assentar e as lembranças ainda frescas, a reacção imediata foi de rejeição. O público italiano afastou-se do filme do mesmo modo que se afastava de qualquer lembrança dolorosa. No entanto, não demorou muito (principalmente depois do filme ter levado para casa o prémio máximo no primeiro Festival de Cannes) até que as audiências, tanto italiana como internacional, começassem a reconhecer uma profunda paixão representada no filme, mesmo tendo em conta que o cinema italiano não era uma grande força internacional desde os tempos do cinema mudo. Não só foi um dos primeiros filmes europeus a descrever a resistência durante a guerra, mas trouxe um olhar diferente de tudo o que tinha precedido. As necessidades de produção dos filmes de guerra - praticamente sem dinheiro e sem recursos de estúdio - forçaram Rossellini a se contentar com o que tinha, incluindo o uso de tipos de filme diferentes que tinha em stock, o que resultou numa estética áspera.
"Roma Cidade Aberta" é frequentemente considerado como o filme que trouxe o movimento neo-realista italiano, que talvez tenha começado com "Ossessione" de Luchino Visconti (1942), e a sua fruição artística, razão pela qual ele foi creditado com ter inspirando tudo, desde a Nouvelle Vague (Godard era um grande fã) ao estilo documental cinema-verité. O Neo-realismo procurou documentar as realidades da vida no pós-guerra, a Itália, ao rejeitar a artificialidade da produção baseada no estúdio que caracterizava o período fascista e abraçava o trabalho da câmera ao ombro, actores não profissionais, iluminação natural, e, mais importante, filmagens nos exteriores. Os realizadores do neo-realismo tomaram as ruas, literalmente, com o filme de Rossellini em primeiro lugar.

Link 
Imdb 

Sem comentários: