sábado, 9 de novembro de 2013

Sentenciado (The Incredible Shrinking Man) 1957



Talvez não exista melhor maneira de traçar os medos e obsessões de uma determinada cultura que, observando os tipos de fantasias que inventam nas suas artes narrativas. É por isso que, é claro, o terror e os filmes de ficção científica da década de 1950 de Hollywood muitas vezes eram centrados em torno dos efeitos terríveis da radiação, em torno da idéia da ciência enlouquecida: depois de Hiroshima e Nagasaki, com a Guerra Fria a parecer ameaçar numa escala ainda maior que a devastação nuclear, será que o mundo tinha enlouquecido? Nestes filmes, a ciência e a radioatividade criavam deformações, criaturas bizarras, nunca antes vistas, desencadeou monstros assassinos a andarem pelas ruas, e trouxe criaturas terrestres de proporções assustadoras. O terror e os filmes de monstros dos anos 50 são, portanto, alegorias, muitas vezes mal disfarçadas para os danos feitos ao mundo na era nuclear, visões de um futuro sombrio em que atrocidades nucleares irão fazer um mal ainda maior. Entre esses filmes, um de Jack Arnold , The Incredible Shrinking Man fornece talvez a visão mais impressionante e elegante do terror da era nuclear, pois aqui verificam-se os efeitos da ciência diretamente sobre o próprio homem, ao invés do homem sobre o mundo ao seu redor. Se os filmes de monstros como "Them!" (já visto neste ciclo) imaginavam que a radiação poderia criar formigas enormes, maiores do que os seres humanos, este filme, encolhe o homem, deixando-o num mundo intocado, uma partícula infinitesimal de poeira em comparação com suas próprias criações, um mero pontinho perdido dentro do industrial mundo nuclear que ele criou para ele próprio. Esta é uma visão poética da humanidade trágica, uma visão de um mundo auto-criado, que deixa ao indivíduo um papel cada vez menor.
A nuvem de vapor radioativo itinerante que desperta o processo de encolhimento de um homem normal chamado Scott Carey (Grant Williams) nunca é explicada, excepto em termos mais vagos, pseudo- científicos. Pouco importa: muita aleatoriedade e o mistério da nuvem aumentam a sensação de que a situação de Carey é universal, que poderia acontecer a qualquer um, que ele é apenas um entre potenciais vítimas do "progresso" do ser humano. O terror do filme surge da impotência crescente de Carey, da perda dos significados usuais da sua própria realização. A sua redução inicial apenas faz dele cómico nos seus fatos de trabalho, como uma criança a experimentar roupas do seu pai. Conforme ele vai encolhendo fica mais distante da sua esposa Louise (Randy Stuart), quando chega ao tamanho de uma criança implica a impossibilidade de contato sexual, tornando a sua relação tensa e bizarra. Há uma breve possibilidade de um tipo diferente de vida "normal", com uma mulher anã (April Kent), mas como a  diminuição de Carey acelera acaba por perder as esperanças também. Depressa ele está a viver numa casa de bonecas, completamente desligado do mundo normal, criando o seu próprio domínio muito menor.
O filme é, portanto, uma alegoria potente sobre a reversão do progresso, do ponto de vista em que a sede da humanidade para o progresso pode sair pela culatra, desencadeando consequências que nos enviam de volta para o zero. Carey é continuamente forçado a começar a vida de novo, para se adaptar às suas novas circunstâncias, com acções de compensação, para descobrir como sobreviver a cada novo estado, ele progride através do modo como encolhe. Carey perde o controle sobre o mundo moderno, tornando-se quase um homem das cavernas, criando abrigos improvisados, construindo ferramentas e armas, a fim de encontrar o sustento, navegar num mundo de repente enorme, e lutar contra os predadores potenciais.
Richard Matheson escreveu o argumento baseado no seu próprio romance, e faz um ótimo trabalho. Os efeitos especiais são incríveis, para um filme de 1957, havendo apenas um par de cenas que são um pouco duvidosas. A realização estava a cargo de Jack Arnold, que ao longo da década de cinquenta fez um punhado de grandes filmes de ficção científica. 

Link 
Imdb 

Sem comentários: