segunda-feira, 27 de julho de 2020

Nove Cartas a Berta (Nueve cartas a Berta) 1966

Anos cinquenta. Lorenzo é um estudante de Salamanca que acaba de passar um Verão em Inglaterra, onde descobriu outros modos de vida e outros horizontes, além de ter conhecido Berta, filha de um exilado, por quem se sente atraído. Depois do seu regresso, a atmosfera tradicional da sua família, os amigos e a namorada, já não lhe dizem nada. As suas preocupações são intensificadas em cartas dirigidas a Berta, que permanece no exterior.
Considerado um dos filmes-chave do Novo Cinema Espanhol pela sua crítica bastante aberta à Espanha de Franco como uma sociedade atrasada, provincial e isolada, e pelo uso de frames "congelados" e imagens em câmara lenta que reforçam a forma epistolar e o tema do "tempo esgotado".
Primeiro filme de Basílio Martin Patino, famoso documentarista que sabia retratar perfeitamente a Espanha do pós-guerra. Desta vez ele faz isso com um jovem que passa uma temporada fora de Espanha, e quando regressa, ao comparar as duas realidades, cai numa crise existencial. Um papel desempenhado com grande mestria por Emílio Gutiérrez Caba, na altura ainda um jovem actor, que nesse mesmo ano também se destacaria em "A Caça" de Carlos Saura.
Legendas em Inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: