sábado, 18 de julho de 2020

A Carga dos Rebeldes (Llanto por un Bandido) 1964

José María 'El Tempranillo', perseguido pela justiça, refugia-se na Sierra Morena. Alí, depois de um período de dura aprendizagem, ele torna-se o líder de um grupo de bandidos. A sua esposa, Maria Jerónima, tenta tirá-lo dessa vida sem sucesso, e algum tempo depois, Pedro Sanchez, um político liberal, escapa de uma corda de prisioneiros e atravessa a montanha em busca de José Mari. Quando o encontra, tenta atraí-lo para a causa liberal.
Biografia do bandolero espanhol “El Tempranillo” , que nos primeiros anos do Século XIX viveu na Serrania de Ronda. Dedicado ao roubo desde tenra idade, forma o seu próprio gang, e a quem os liberais vão tentar atraír para a guerra que travam com o rei Fernando VII.
Carlos Saura competiu com a sua primeira longa-metragem, "Los Golfos" no festival de cinema de Cannes. "Llanto por un Bandido" seria a segunda longa metragem de Saura, que aceitou uma comissão para levar ao ecrã um filme sobre a vida do bandido El Tempranillo. No papel principal, ninguém menos que Francisco Rabal, que na altura já tinha trabalhado com Buñuel e era uma estrela. O próprio Buñuel tem uma pequena participação no inicio do filme como carrasco, e era uma das grandes influências de Carlos Saura. Outra das grandes influências para a produção deste filme é o pintor Francisco Goya, e curiosamente são os três aragoneses. Grande parte dos cenários vêm do trabalho do pintor, chegando a recriar directamrnte uma das suas pinturas. 
O filme foi renegado pelo realizador durante alguns anos, e foi nomeado para o Urso de Ouro no festival de Berlim em 1964.
Legendas em inglês.
Nota: o link foi alterado, porque o anterior não tinha o filme completo.

Link
Imdb

3 comentários:

Ronan disse...

Atenção: o filme está incompleto!
Faltam os minutos finais.

My One Thousand Movies disse...

Obrigado Ronan, reparei agora. Não percebi porque aconteceu isto, porque eu tenho o filme completo. Vou voltar a fazer a conversão, e amanhã actualizo o link sem falta.

Obrigado pelo reparo.

Ronan disse...

Eu é que agradeço, Chico.