segunda-feira, 20 de julho de 2020

El Mundo Sigue (El Mundo Sigue) 1965

Duas irmãs que se odeiam mutuamente, estão obcecadas, cada uma à sua maneira, por enriquecerem na Madrid dos anos sessenta. À sua volta, toda uma série de personagens sobrevive tentando ultrapassar a miséria da pós-guerra cívil espanhola.
Fernando Fernán Gomez quase faliu ao adaptar, produzir, dirigir e interpretar sozinho "El Mundo Sigue", um filme considerado maldito, que não teve uma estreia adequada devido a problemas com os censores, e desde então foi poucas vezes visto. Um melodrama implacavelmente sombrio, que enfoca as contrastantes fortunas de duas irmãs, de uma família da classe trabalhadora, uma "boa" e outra "má", presas num círculo de humilhação e miséria. 
Parcialmente filmado em exteriores, e capturando uma imagem real do que era a vida em Madrid, "El Mundo Siegue" lança um olhar contundente sobre as relações familiares, e os padrões que restringiam a vida das mulheres, numa altura em que os estilos de vida "modernos" começavam a libertá-las dos seus papéis tradicionais, como os de donas de casa e mães. O filme é tão imparcial na sua crítica social, que não é de admirar que os censores se tenham concentrado tanto nele. 
Legendas em inglês.

Link 
Imdb

Sem comentários: