quarta-feira, 15 de julho de 2020

El Extraño Viaje (El Extraño Viaje) 1964

A gira em volta dos irmãos Vidal, todos solteiros. Os dois mais novos, Paquita e Venancio, sofrem nas mãos da irmã mais velha, Ignacia, que manda neles como se fossem seus empregados. As coisas mudam quando eles suspeitam que alguém anda a entrar no quarto de Ignacia e tentam descobrir o que está a acontecer.
Fernando Fernán Gómez conseguiu com esta obra um dos seus melhores trabalhos, e o mérito reside na descrição fiel e exacta da Espanha rural, analfabeta, rançosa e púdica dos anos sessenta. Rebelde e inconformista, consegue combinar habilmente vários géneros de filmes, do drama à comédia, passando pelo aterrorizante, pelo suspense e o policial, para alcançar e descrever a hipocrisia, a opressão e os duplos padrões que eram vigentes nessa época.
Originalmente intitulado "El Crimen de Mazarrón", título que foi reprimido pela censura da época, "El Extraño Viaje" é um elemento surpreendente no meio de um período bastante negativo na história contemporânea espanhola. A surpresa está mais no conteúdo do que qualquer outro aspecto em si. Surgiu da misteriosa aparição de dois corpos na praia de Mazarrón, Murcia, e de uma conversa que Fernán Gómez teve com Berlanga, em que este disse que poderia ser feito um filme de tal ocorrência. Fernán Gómez levou as palavras de Berlanga a sério, e fez mesmo o filme, mais uma pérola do cinema espanhol.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: