terça-feira, 14 de julho de 2020

El Verdugo (El Verdugo) 1963

A história de um jovem tímido e simplório que se apaixona e casa com a filha do carrasco da região. Cabe-lhe, por sucessão, tomar o seu lugar quando aquele se aposenta. Mau grado escrúpulos e agonias, acabará por cumprir a missão. É tudo uma questão de hábito, dirá por outras palavras, o sogro. Ou como a rotina da morte gera a indiferença.
Em 1963, quando "El Verdugo" estreou no festival de cinema de Veneza, o embaixador espanhol em Roma, Alfredo Sanchez Bella, condenou o filme publicamente como propaganda anti-fraquista. Embora tenha ganho o Prémio Internacional da Crítica, a censura oficial condenou o realizador Luis Garcia Berlanga e paralisou temporariamente a sua carreira. "El Verdugo" teve uma estreia oportuna, pouco tempo antes do lançamento do filme três pessoas foram executadas em Espanha com a pena de morte: Julián Grimau, um comunista, e os anarquistas Francisco Granados Mata e Joaquín Delgado Martínez. Estes incidentes provocaram uma onda de criticas internacionais condenando o atraso do regime de Franco e provocaram um debate sobre a pena de morte em Espanha. Neste contexto sócio-político o filme de Berlanga era entendido como tendencioso e cúmplice da rejeição internacional do franquismo. 
"El Verdugo" não apenas condenava a prática da pena de morte em Espanha como também denunciava a paralisia social que resultava do regime ditatorial opressivo que aparentemente apenas começava a liberalizar. O clima politico repressivo estava em desacordo com as transformações culturais da década de sessenta, e as mudanças sociais que afectavam Espanha, como o rápido desenvolvimento económico e a chegada do turismo em massa. Berlanga ilustra a realidade ambivalente de Espanha, contrastando a persistência de práticas arcaicas com imagens de modernidade representadas pelo turismo em Maiorca. Pode-se argumentar que Berlanga também criticava a natureza repressiva e patriarcal do regime de Franco através do carácter de José Luis e a sua submissão aos mandados do seu sogro. Finalmente Berlanga lança um olhar irónico e crítico para as politicas urbanas franquistas e a dificuldade de encontrar habitações nas áreas urbanas em expansão. 
O extraordinário sentido de humor que opera ao longo desta história trágica faz deste filme uma comédia negra clássica e reflecte o excelente trabalho do co-argumentista Rafael Azcona, cuja experiência anterior com o neorrealismo influenciou claramente a forma e o conteúdo de "El Verdugo". 
Legendas em inglês. 

Link
Imdb

Sem comentários: