quinta-feira, 16 de julho de 2020

A Tia Tula (La Tía Tula) 1964

Depois da morte da sua irmã Rosa, Tula recebe em casa a companhia do seu cunhado Ramiro e os seus dois filhos. A coexistência entre Tula e o seu cunhado, a principio, não deixa de ter atrito e tensão, principalmente quando Emilio, que deseja casar com Tula, quer que Ramiro use a sua influência sobre ela, para o ajudar nos seus planos. Mas Ramiro sente-se atraído pela cunhada, uma atracção favorecida pela vida em comum.
Primeiro e melhor filme de Miguel Picazo, um clássico do cinema espanhol adapatado de uma obra do grande escritor Miguel de Unamuno. "Tía Tula" é o retrato psicológico e social das províncias, com pessoas como a tia Tula, um acumular de contradições poderosas e intransponíveis, por um lado a rigidez e por outro um vulcão fervente, abalado pelo desejo e pela transgressão, para poder derrubar toda a monotonia que o cerca. Aurora Bautista faz um trabalho memorável com a personagem, aquela mulher / mãe educadora, e de personalidade poderosa, mas submersa na mais absoluta mediocridade vital. 
O filme é um modelo de precisão, de soberba sobriedade, um trabalho poderoso e seco, um trabalho vigoroso que deixa uma marca indiscutível. Legendas em inglês.

Link
Imdb 

1 comentário:

Anónimo disse...

O link não funciona!