sexta-feira, 31 de julho de 2020

Idéia Fixa (Peppermint Frappé) 1967

Julián, médico radiologista, reencontra o seu amigo de muitos anos, Pablo, a quem conhece desde criança. O amigo está agora casado com Elena, uma linda mulher que Julián diz já ter conhecido algum tempo atrás. Julián tenta aproximar-se cada vez mais dela, mas Elena não se entrega facilmente, formando um estranha situação que envolverá inclusive a enfermeira do doutor, Ana, que tem uma intrigante semelhança com Elena.
Segundo Urso de Prata quase consecutivo para Carlos Saura, depois do seu magnifico trabalho "La Caza". Nesta sua quarta longa.metragem Saura estabeleceu a linguagem enigmática sob a qual o seu trabalho posterior seria realizado. A partir de personagens arquetípicos tentou simbolizar as repressões do espanhol médio, principalmente no aspecto sexual. 
Depois de "La Caza", Carlos Saura dedicou-se a um projecto cinematográfico que seria uma homenagem ao seu mestre espiritual: Luis Buñuel. Enquanto as pesonagens femininas contrastantes de Elena e Ana impulsionam o enredo cada vez mais preverso do filme, é Julián quem é o foco principal de "Peppermint Frappe" e a personificação do tradicional espanhol masculino, criado no regime de Franco. Numa entrevista, Saura afirmou que: "Eu percebi que a burguesia espanhola, e por extensão a do mundo, incluindo a classe média, tem uma série de imagens fixas: uma noção medieval, relativa a sentimentos, mantida principalmente pelos homens em relação às mulheres. É essa noção de mulher como objecto que as revistas de moda mostram de uma forma muito clara. No filme é um pouco mais claro, porque contém o mito do objecto da mulher mantido pelo homem tradicional com as suas noções religiosas e educação particular. Ele (Julián) pode ser um médico fantástico, mas não o deixa afastar do conceito de objecto-mulher. Todos estamos familiarizados com este problema em Espanha."
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: