quinta-feira, 23 de julho de 2020

Fata/Morgana (Fata/Morgana) 1966

Gim é uma bela modelo cuja vida está em perigo. Há um assassino que pretende matá-la, e ela não tem consciência do perigo. A única pessoa que parece ter a certeza de que o assassino atacará é um professor local, e também há um detective que sabe que o assassino atacará, mas não sabe quem será o assassino nem a vitima. Ao falar com o professor, ele tem a identidade da vitima e tem de encontra-la na cidade deserta, povoada por um pequeno grupo de pessoas invulgares que tentam impedir a sua busca.
Um thriller muito estranho e de avant-garde de Vicente Aranda, realizador do aclamado "La Novia Ensangrentada". Neste seu primeiro filme, Aranda optou por usar elementos típicos do giallo (um assassino desconhecido a perseguir vitimas e a matá-las com um objecto estranho), que estava a ficar popular na Europa, e misturava uma grande quantidade de surrealismo experimental, semelhante ao usado por Luis Buñuel no inicio da carreira. 
Filmado em Barcelona, seria um dos primeiros filmes da chamada "Escuela de Barcelona", um movimento vanguardista que seria talvez o mais importante a saír do cinema espanhol. Mais importante, e mais genuíno do que, por exemplo, o Novo Cinema Espanhol. Veremos mais filmes deste movimento nos próximos dias.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: