quinta-feira, 9 de agosto de 2018

O Tesouro de Arne (Herr Arnes pengar) 1919

Na Suécia do Século XVI cruzam-se a vida de três mercenários escoceses com um velho vigário sueco e a sua família, e no crime indiscriminável que resulta, uma pequena comunidade costeira é alterada para sempre.  Enquanto que os três mercenários lutam para escapar da cidade, descobrem que a natureza conspirou contra eles, todos os navios ficaram congelados no gelo forçando-os a permanecer até que o trágico conto chegue até à sua catastrófica conclusão.
Um filme chave para a primeira era de ouro do cinema sueco, "Herr Arnes Pengar" está há muito tempo entre os mais famosos, e notoriamente mais difíceis de encontrar, clássicos do cinema mudo. Agora restaurado pelo Swedish Film Institute e apresentado com uma magnifica partitura musical de Matti Bye e Fredrik Emilson, estre trabalho de referência do mestre Mauritz Stiller, pode finalmente ser visto em toda a sua glória.
Realizado numa altura em que a Suécia era das principais forças dominantes no panorama internacional, "Herr Arnes Pengar" mostra Mauritz Stiller no auge dos seus poderes cinematográficos, trabalhando lado a lado com a autora vencedora do Prémio Nobel, Selma Lagerlof, de quem foi adaptado o argumento. Ajudado pelo director de fotografia pioneiro Julius Jaenzon, Stiller preenche cada quadro com gelo e neve para enfatizar a opressão das condições climatéricas e do terreno proibitivo. Raramente no cinema o Inverno pareceu tão ameaçador, e raramente a paisagem da Suécia foi usada para um efeito tão magnífico.
Intertitles em inglês, o filme foi escolhido pelo António Neves.

Link
Imdb

Sem comentários: