sábado, 11 de agosto de 2018

Assa (Assa) 1987

A acção passa-se no Inverno de 1980, e conta a história de  uma jovem enfermeira (Tatyana Drubich) que está em Yalta com o seu paciente e namorado Krymov, chefe de um gang de criminosos. Ali ela conhece Bananan, um jovem roqueiro excêntrico, que a apresenta à contracultura soviética. Quando Krymov descobre a ligação dos dois, planeia matar Bananan.
Nos anos 80 da União Soviética apenas um punhado de filmes atingiu o estatuto de culto para as gerações mais novas. Um deles foi este "Assa" (1987), que viria a definir a vitalidade e as emoções nos anos anteriores ao colapso da União Soviética. 
Realizado por Sergey Solovev, para os estúdios estatais  Mosfilm, "Assa" foi filmado inteiramente no resort de Yalta, na Crimeia, num período de relativa paz para esta península disputada. Situado no auge da era de estagnação de Leonid Brezhnev, "Assa" inclui um embate entre o velho e o novo, que são representados por um chefe dominador de um gang que está a ter um caso com uma enfermeira bastante mais nova, e um músico de rock underground de espírito livre. Bananan era interpretado por Sergei “Afrika” Bugaev, um artista na vida real que incorporava os ideais de uma cultura underground que surgiu em São Petersburgo no início dos anos 80. 
O líder deste movimento foi Timur Novikov, que supervisionou a chegada de dois movimentos, os Novos Artistas e a Nova Academia. Vários membros dos Novos Artistas contribuíram para a produção de "Assa". As duas sequências de sonho de Bananan, por exemplo, foram criadas por Yevgeny “Debil” Kondratiev, que junto com outros membros como Oleg Kotelnikov, Inal Savchenkov, e Vadim Ovchinnikov desenvolveram uma série de técnicas cinematográficas inovadoras. A sequência mais icónica do filme é protagonizada por Viktor Tsoi, o cantor superstar da banda de rock Kino, que morreu num acidente de viação em 1990, com a idade de 28 anos.  
Filme escolhido pelo Paulo Soares, com legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: