domingo, 5 de agosto de 2018

Conhecendo o Grande e Vasto Mundo (Poznavaya Belyy Svet) 1980

As relações amorosas entre Nicolai, um camionista, e Liuba, uma trabalhadora, são difíceis. Ela sonha com um grande amor, euquanto ele só se quer divertir. Um dia Liuba conhece outro camionista,  Mikhaïl, outro camionista, mas muito mais calmo e reservado do que Nicolai. É então que um triângulo amoroso começa a emergir. 
Kira Muratova nasceu na Roménia, no território agora ocupado pela Moldávia, mas é de ascendência ucraniana, e fez este "Getting to Know the Big Wide World", talvez o seu filme mais interessante, na sua colaboração solitária com os estúdios soviéticos Lenfin, sendo também o seu regresso aos filmes depois de uma suspensão de vários anos. 
 Com este filme ela regressava ao que parecia ser o seu território mais familiar. O argumento básico tratava-se de um triângulo amoroso filmado entre os tijolos e o cimento de uma construção, mas ao contrário de filmes seus anteriores este trio parece estar a agir por puro instinto. Há uma qualidade voluptuosa e sensual que Muratova continuaria a explorar em filmes posteriores, criando imagens que disparam o poder humano contra a monotomia do ambiente quotidiano. Menos crítico, talvez, do que os seus trabalhos anteriores, o filme, no entanto, incomodou suficientemente os censores para que eles temporariamente o arquivassem. Mais tarde advertiram Muratova para parar de fazer filmes sobre temas contemporâneos.   
Filme escolhido pelo Roberto Cotta. 

Link
Imdb

Sem comentários: