quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Iluminação (Iluminacja) 1973

Acompanhamos a educação de um jovem adulto, desde a sua entrada na universidade até ao doutoramento, ao mesmo tempo que acompanhamos a sua formação interior e a entrada na vida adulta, a sua aprendizagem sobre a vida, família, sexualidade e valores morais e espirituais.
Os anos do pós-guerra foram um período de enorme criatividade para todo o cinema Europeu, e Krzysztof Zanussi destacava-se de entre os grandes cineastas polacos da altura. "Iluminação" era uma viagem profunda e cerebral através da vida de Franciszek Retman (Stanislaw Latallo) na sua incessante busca pela iluminação, com tremenda destreza formal. Era o início de um período particularmente inventivo na carreira de Zanussi, o filme é uma obra-prima idiossincrática, explorando a humanidade ao estilo "cinema verité".
Em "Iluminação", em vez de simplesmente contar a história da vida de uma personagem, Krzysztof Zanussi queria apresentar os estados mentais de desenvolvimento dessa personagem. Para fazer isso, teve de fugir à forma de narrativa tradicional, em vez de moldar o seu filme num ensaio. O filme apresenta eventos cruciais e cenas quotidianas da vida de Franciszek, mas essas passagens narrativas padrões são reduzidas ao mínimo. Preenche as lacunas com esse "cinema verité", filmagens de discussões académicas e experiências, e imagens de diagramas médicos, gráficos científicos e close-ups do corpo humano. 
Zanussi admirava os físicos porque a disciplina deles permitia que fossem pensadores livres numa época em que a doutrina marxista se infiltrara na maioria das outras áreas académicas, incluindo a Biologia. O realizador tinha originalmente incluído uma cena em que Franciszek participa nas manifestações estudantis de 1968, na Universidade de Varsóvia, mas os censores forçaram a cortá-la. Depois perdido, este material não pode ser incluído na versão restaurada.
Filme escolhido pela Rita Mota.

Link
Imdb

Sem comentários: