segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Gli Uomini, Che Mascalzoni... (Gli Uomini, Che Mascalzoni...) 1932



Bruno, um chauffeur com problemas em manter o emprego, encontra Mariuccia, filha de um motorista de táxi que trabalha como assistente numa perfumaria, e tenta impressioná-la, fingindo ser rico, usando o carro do seu empregador para a levar numa viagem pelo lago, mas as coisas não funcionam como planeado e para conquistar o coração de Mariuccia não vai ser tão fácil...
"Gli Uomini, Che Mascalzoni!", uma comédia romântica do proletariado, que oferece uma ocasião para lançar um olhar para a (fascista) sociedade italiana do início dos anos 1930: os trabalhadores têm de saber onde o seu lugar era, as mulheres poderiam trabalhar, mas só até ao casamento (com alguém vindo da mesma classe social) e de resto tinham de limitar-se a tratar da casa e cozinhar (risoto - o prato típico Milanês, neste caso), e ser uma assistente de loja era apenas um passo para a perdição, e os homens usavam os seus carros para seduzir as jovens, uma viagem para ao lago era um luxo. 
Esta é uma comédia deliciosa que mostra Milão e o Lago Maggiore como eram nos anos 30. Podemos ver a catedral (Duomo), Piazza Cordusio, Castelo Sforza, Corso Sempione e o Arco da Paz (provavelmente os lugares que mais mudaram na cidade). Este filme foi rodado em exteriores o primeiro filme a mostrar Milan no grande ecrã), porque Mario Camerini, o realizador dos então conhecidos "white telephone films" pensou que os exteriores poderiam adicionar um toque realista à história.
Mario Camerini também impôs Vittorio De Sica no papel principal, desafiando o produtor que acreditava que De Sica não era atraente por causa de seu grande nariz, fazendo a escolha certa. De Sica, de fato, tornou-se, graças a este filme um dos atores mais populares da década de 30, para se tornar num grande realizador e figura de proa do neo-realismo na década seguinte. A mais famosa cena do filme mostra De Sica/Bruno a cantar para Mariuccia "Parlami d'amore Mariu", uma canção que se tornou um êxito e desde então foi cantada por muitos cantores.
Legendas em inglês.

Link 
Imdb 

Sem comentários: