domingo, 8 de dezembro de 2013

Obsessão (Ossessione) 1943



Com a sua Itália natal de joelhos perante o regime fascista de Mussolini durante a Segunda Guerra Mundial, com a doença, a fome e o desemprego a aumentarem, era improvável que a primeira obra de Luchino Visconti como realizador fosse um filme alegre. Poucos filmes deste período transmitem o clima - a desesperança, a miséria , a escuridão angustiante e pura - tão vigorosamente como Ossessione. No entanto, o filme não foi concebido para ser um documentário sobre o seu tempo. Em vez disso, a intenção de Visconti era de fazer um filme de suspense, inspirado no modelo film noir americano, baseado num romance americano. O que ele de facto criou foi algo muito mais significativo. Através da sua colaboração com o realizador francês Jean Renoir na década de 30, Visconti aprendeu que elementos naturais - exteriores reais, luz natural, actores não-profissionais - podem trazer uma sensação de realismo para um filme. Aplicou um pouco do que tinha aprendido em Ossessione , e ao fazê-lo efetivamente criou as bases para o neo-realismo italiano, sem dúvida o movimento mais importante do cinema italiano.
O que é mais impressionante sobre Ossessione é a mundanidade. Os personagens são tão reais, tão ligados ao seu lugar, que podemos sentir o seu apetite, o cheiro a suor, tornar-se intoxicado por uma nuvem de vapores de gasolina e a poeira que os rodeia. A relação extraordinária na tela entre os dois principais actores Clara Calamai e Massimo Girotti é tão palpável, tão explícita, que nos sentimos quase culpados por nos intrometermos nos seus encontros amorosos frenéticos. Esta é talvez a essência do neo-realismo. É impossível separar os personagens a partir da sua configuração, se o cenário parecer real, assim como eles. Isto é o que faz os filmes neo-realistas - principalmente aqueles feitos pelos italianos entre 1940 e 1950 - tão poderosos. Acreditamos no que vemos, até ao mais ínfimo pormenor, e se o que vemos dói, então estamos a magoar-nos, e muito.
"Ossessione" ainda tem o poder de chocar hoje. Imagine-se o impacto que deve ter feito quando foi visto pela primeira vez. Os censores italianos encontraram o filme tão deprimente que poderia ter sido cancelado. A reacção da Igreja e da elite fascista, quando o filme foi lançado era previsível: Visconti foi difamado e o filme, considerado moralmente corruptor, foi cortado drasticamente. Depois da guerra, Visconti fez o restauro, mas, por razões de direitos autorais, ele só poderia ser mostrado em Itália. (Quando fez o filme, Visconti não tinha permissão do autor James M. Cain, para adaptar o seu romance, "O Carteiro Toca Sempre Duas Vezes" - porque a Itália e os Estados Unidos encontravam-se em guerra na altura). O negativo original foi posteriormente perdido, mas, felizmente, foi possível criar uma outra cópia de uma cópia que Visconti tinha retido.
A mistura de film noir e neo-realismo de Ossessione é bastante impressionante, e é surpreendente ver o quão bem os dois se complementam. A dureza da composição - um local provincial esquálido em tempo de guerra em Itália - enfatiza os elementos do filme noir, tornando-se uma obra muito menos confortável para se ver do que o homólogo americano. A sensação de realismo é particularmente eficaz em transmitir as razões para o conflito entre os personagens Gino e Giovanna. Isso é algo que é visivelmente carente de outras adaptações do romance de James M. Cain, particularmente as versões de Hollywood mais polidas. O realismo na representação dos dois personagens obriga-nos a desenvolver uma empatia por eles, e as suas emoções - a culpa, o medo e a esperança - acabam por correr nas nossas próprias veias, fazendo com que o suspense do filme seja insuportável (no bom sentido), e o seu fim trágico particularmente angustiante.
"Ossessione" ainda é, muito assumidamente, um filme de género, facilmente classificado como um thriller de suspense. A sua razão não era fazer uma grande declaração política ou social, mas para entreter, como todo o cinema popular. Por essa razão, é provavelmente o filme mais universalmente acessível de Visconti, e faz uma excelente introdução à sua obra. Pode não ter o brilho artístico ou a consciência social de frescos históricos subsequentes e dramas neo-realistas, mas a sua manipulação do suspense é magistral, como é o retrato da falibilidade humana. Como diz o adágio, há mais de uma maneira de fazer uma obra-prima cinematográfica, e Luchino Visconti parece ter provado isso algumas vezes na sua carreira cinematográfica. E foi assim que ele começou, com Ossessione, o seu filme mais escuro, mais niilista, e também o seu trabalho mais atraente.

1 comentário:

Gustavo Abreu disse...

Excelentes Filmes!! Francisco, Os meus Parabéns pelo Ciclo!!