segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Crónica dos Bons Malandros (Crónica dos Bons Malandros) 1984



Crónica dos Bons Malandros do jornalista e escritor português Mário Zambujal, editada em 1980, atingiu um grande êxito editorial e literário, tendo tido umas das suas reedições mais recentes em 2004. O livro relata o quotidiano dos membros de uma quadrilha fora do comum, que recusava o uso de armas de qualquer espécie, tendo, simbolicamente, como chefe um homem com a alcunha de pacifista, este livro é dividido em nove capítulos que se estruturam do geral para o particular, recorrendo a uma "espécie" de didascálias, para apresentar as personagens e alguns pormenores da ação.
A história anda à volta de um grupo de amigos que se dedica a pequenos assaltos, até que é subornado por um misterioso italiano que os desafia a roubar obras de arte num museu de Lisboa. Entre os preparativos para o grande golpe, vamos conhecendo os membros do grupo e os caminhos que os levaram à marginalidade, até que chega o dia do tão esperado assalto. Mas as coisas não correm como estava previsto...
Da autoria de Mário Zambujal e Fernando Lopes, este último também realizador deste filme, em 1984, "A Crónica dos Bons Malandros" conta com um espectacular elenco de atores como é o caso de João Perry, Duarte Nuno, Lia Gama, Maria do Céu Guerra, Nicolau Breyner, Paulo de Carvalho, entre outros. 

Link 
Imdb

Sem comentários: