terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Humberto D. (Umberto D.) 1952



De Sica foi um dos mais conhecidos realizadores neo-realistas, e o seu Ladrões de Bicicletas é frequentemente considerado como o auge desse movimento. No entanto, apesar de ter sido duramente criticado e ter falhado nas bilheterias em 1952, Umberto D. cresceu em estatura a tal ponto que agora é considerado um dos melhores, se não o melhor filme deste período, em que De Sica e o argumentista Cesare Zavattini, capturam as nuances e os detalhes do movimento, ou seja, o concreto da realidade da vida de um homem solitário numa cidade moderna e impessoal.
O homem em questão é Umberto Domenico Ferrari (Carlo Battisti, professor da Universidade de Florença, no seu único papel como actor), um velho e aposentado funcionário público que não pode fazer face às despesas com a magra pensão que lhe é oferecida pelo governo. Umberto é um personagem fascinante, e enquanto soa a sentimentalista demais, é muito mais complexo do que parece. Sentimos a sua dignidade e quanto ele teme ser reduzido a um mendigo da rua, mas também podemos perceber que ele por vezes é egoísta e teimoso. Os seus problemas são terríveis, mas é claro que ele tem alguma responsabilidade por eles. Ele é, então, um homem falhado, o que é crucial, pois são os seus defeitos que o impedem de se tornar uma pessoa sentimental.
Quando o filme começa, vêmo-lo a participar num protesto dos pensionistas, em Roma, que é quebrado rapidamente por um comboio de veículos do exército que atacam exageradamente os velhos reformados. Se isto poderia ter sido usado para estabelecer uma mensagem política e arrogante sobre o filme, é verdade, mas De Sica e Zavattini usam-no antes para transmitir a realidade económica simples da vida de Umberto. Ele é orgulhoso e honrado, mas ele meteu-se em dívidas que não consegue pagar. E está na iminência de ser despejado do seu quarto de solteiro pela proprietária do apartamento (Lina Gennari), que quer fazer de todo o piso da casa um ninho de amor para ela e para o noivo.
Umberto não está completamente sozinho na vida, apesar de tudo. Ele tem a simpatia de Maria (Maria Pia Casilio, mais uma descoberta de De Sica, pela primeira vez à frente das câmeras), uma empregada adolescente de olhos brilhantes, que limpa o apartamento. Maria teme ser despedida quando a dona da casa descobrir que ela está grávida. Umberto é simpático para a sua situação, já que nunca faz juízo da situação da jovem, mesmo quando ela confessa que não sabe ao certo quem é o pai , talvez um homem de Nápoles, talvez um de Florença. Umberto e Maria partilham a solidão no mundo, e as suas sequências são doces, e dão a sensação de esperança de que todos os seres humanos podem ter uma ligação, mesmo que seja imperfeita.
O único companheiro de Umberto é o seu pequeno cão, Flike. Flike vai com ele para todo o lado e é a coisa mais próxima que ele tem de uma alma gémea. O filme nunca força o sentimentalismo desta relação, e em vez disso, permite-nos ver, através das acções de Umberto e Flike que são companheiros que olham um pelo outro. Flike é um encargo económico para Umberto, mas quando ele fica temporariamente perdido, Umberto está disposto a fazer qualquer coisa para conseguir o cão de volta. A cena no canil em que os dois se reencontram está no topo de qualquer lista de cenas dramáticas em filme. Umberto D. movimenta-se suavemente entre momentos dramáticos e momentos em que nada de importante na narrativa acontece. A textura da vida quotidiana em Roma no início da década de 1950 é o assunto do filme, é a busca de Umberto para conseguir dinheiro suficiente para pagar o aluguer atrasado e evitar ser despejado.

Link
Imdb

Sem comentários: