quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Dragon Gate Inn (Long Men Kezhan) 1967



Ano de 1457. A China é governada pela dinastia Ming mas o verdadeiro poder está nas mãos dos oficiais eunucos. O ministro da defesa é executado, e os seus dois filhos são condenados ao exílio por ordem do tirânico Tsao. Temeroso por uma futura vingança dos jovens, ele decide matá-los também e só não obtem sucesso graças a ação de um valoroso grupo de espadachins. O eunuco envia então seus melhores homens para interceptar os heróis na Estalagem do Dragão, onde uma épica batalha terá início.
Há um monte de informações a serem despejadas sobre o público para uma história relativamente simples, especialmente para os ocidentais que não conhecem o tipo de política que se passava na Dinastia Ming da China, mas King Hu estabelece as coisas muito claramente, depois da narração inicial. Sim, há um monte de personagens que funcionam ao redor da trama principal e algumas coisas não vão ser óbvias (a Sra. Chun está vestida como um homem e, aparentemente, engana a maioria dos personagens), mas não há tantas traições como mais tarde seriam habituais neste género, e os lados alinham-se como um bem contra o mal luta bastante simples, em vez de uma carga de facções rivais.
O primeiro filme de Hu feito em Taiwan depois de deixar os Shaw Brothers, Dragon Inn é um conto de período emocionante sobre um trio heróico que desafia as forças de segurança secretas e cruéis de um déspota para proteger uma família de exilados políticos. Um jogo requintado de gato e rato segue como cada lado a testar as habilidades marciais do outro. Com uma nova liberdade criativa, Hu revigora o género da swordplay inspirando-se nas tradições da Ópera de Pequim, coreografando o filme com os ritmos percussivos da peça tradicional. Hu também começou a reunir um grupo de actores fiéis cujas carreiras ele ajudou a lançar. Um desses atores, Miao Tien, viria a aparecer com destaque em filmes de Tsai Ming-liang, incluindo o tributo de Tsai a esta fase da carreira de Hu, o pungente "Adeus, Dragon Inn".
Legendado em inglês.

Sem comentários: