segunda-feira, 23 de setembro de 2013

The Mirror (Ayneh) 1997



"The Mirror" usa uma liguagem conceptual inteligente como uma forma de observar, na forma de pseudo-documentário, a vida do dia-a-dia na cidade de Teerão. Durante a primeira metade do filme, uma jovem (Mina Mohammad Khani) tenta encontrar o caminho de casa depois da mãe não ter conseguido apanhá-la ao saír da escola. A menina apanha boleia de um estranho simpático que se chama The General, até que a sua moto é apanhada num acidente. Então ela vai apanhando boleias de vários autocarros, aparentemente de forma aleatória, na esperança de que um deles a leve para casa. Enquanto ela vai andando, escuta as várias conversas que vão acontecendo ao seu redor, e o filme oferece um vislumbre sobre as vidas das pessoas normais da cidade, apanhando atitudes em fluxo e as pequenas reclamações e os prazeres da vida quotidiana. Então, no meio do filme, a jovem de repente vira-se para a câmera e diz: "Eu não quero mais interpretar", e arranca do seu elenco com o casaco que usava antes, para fora do autocarro, recusando-se a participar mais no filme. Depois de um interlúdio hesitante em que a equipa de filmagem, incluindo o realizador Jafar Panahi, não sabem como lidar com o ataque de raiva repentino da sua jovem estrela, Panahi decide continuar a seguir Mina, de qualquer maneira. Como resultado, a segunda parte do filme espelha a primeira, com a equipa de filmagem a seguir Mina, enquanto ela continua a tentar encontrar o caminho para casa - supostamente para a casa da actriz real, agora.
A estrutura do filme chama a atenção para a continuidade entre a ficção e a realidade, como as cenas encenadas na primeira parte a serem espelhadas pelas supostas cenas "reais" da segunda metade (embora seja duvidoso que qualquer coisa no filme seja realmente improvisada). Nas duas metades a preocupação do filme é de uma jovem a tentar chegar a casa, perdida na cidade, e da personagem de Mina - teimosa, independente, sábia na sua forma infantil - o que dificilmente muda quando ela diz que vai parar de interpretar. A certo ponto do filme, na segunda metade, Mina encontra uma velha que tinha estado com ela anteriormente num autocarro, falando sobre os seus filhos indiferentes com o sentimento de que a sua vida é miserável. Mina fica com a mulher e descobre que se não tivesse interpretado antes, que se não tivesse sido paga para estar no filme, tudo o que ela lhe dito tinha sido uma descrição da sua vida actual e os seus sentimentos reais. A linha entre a ficção e a realidade é pisada aqui, e parece ser a afirmação de Panahi que, na ficção e no documentário, os artistas tentam apanhar a essência da realidade, e, nesse sentido, pouco importa se algo é factual, enquanto é fiel à realidade emocional e social que a câmera apanha.
Outro aspecto interessante deste retrato é a ênfase sobre o papel das mulheres. Durante uma viagem de táxi na para o final do filme, o motorista e alguns passageiros debatem os papéis dos homens e das mulheres numa sociedade onde a tradição permanece enrraizada mesmo que algumas mudanças estejam a começar a agitar as coisas. Uma mulher defende apaixonadamente que as mulheres não devem ser escravas dos seus maridos, que não é dever da mulher ser uma empregada ou uma governanta, e que os homens devem ajudar as suas esposas. O motorista e outro homem discutem com ela, argumentando que os homens ganham o dinheiro, enquanto as mulheres devem ficar em casa e manter a casa em ordem. Mas, como a mulher aponta, esta divisão rigorosa do trabalho já não é sempre verdade, como as mulheres começam a trabalhar fora de casa, também - uma situação que põe em causa a codificação do homem como trabalhador e da mulher como criadora das crianças e governanta. Esta troca sugere uma sociedade em mudança, numa sociedade em que as novas situações e novos valores estão ameaçando o entendimento tradicional entre homens e mulheres.
Panahi, que recentemente foi preso pelo governo iraniano e efetivamente proibido de fazer filmes, usa o seu estilo de pseudo-documentário despretensioso a considerar as mudanças nos papéis das mulheres neste país tradicionalista. O filme é totalmente apolítico superficialmente, e ainda, ao mesmo tempo, é, sem dúvida, um filme com uma verdadeira consciência social, um alerta para os métodos pelos quais as pessoas comuns vivem as suas vidas, as pressões que eles enfrentam a partir das interseções da religião, tradição e influências mais modernas. Mina, embora use o lenço na cabeça e roupas de uma mulher tradicional, parece ser uma jovem mais moderna em termos de atitude: auto-suficiente, relutante a se curvar às exigências dos mais velhos. Panahi, por trás da câmera, exibe as mesmas características, a mesma determinação.
Esta seria a segunda longa-metragem de Jafar Panahi. Infelizmente não consegui arranjar a primeira, The White Balloon.  

Link 
Imdb 

Sem comentários: