segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Santo Relutante (The Reluctant Saint) 1962



Tal como o seu protagonista, Saint Joseph Desa of Cupertino, em grande parte da vida e na maior parte do filme, esta obra de Edward Dmytryk, de 1962, The Reluctant Saint é um filme modesto, que atraiu pouca atenção, mas que tem mais a oferecer do que aparenta. As críticas não foram favoráveis para o filme na altura da sua estreia. Como Les e Barbara Keyser escreveram no Hollywood and the Catholic Church, uma crítica reclamando o comportamento desajeitado da estrela do filme Maximilian Schell, que parecia mais um pastelão do que outra coisa, e um crítico do Saturday Review que considerou a sequência final humoristicamente edificante como uma cena digna de um Laurel e Hardy.
Estas queixas evidenciaram um mal-entendido do filme quase tão notável como o mal-entendido do assunto pelos seus contemporâneos. É verdade que The Reluctant Saint, sendo uma produção respeitosa, é marcada por um humor grosseiro e uma ausência da gravidade reverente digna das típicas produções devotas da Idade de Ouro de Hollywood. Por exemplo, a heroína de The Song of Bernadette também era uma camponesa analfabeta, que foi incompreendida e maltratada pelos seus vizinhos - mas ela sempre manteve a compostura e serenidade.
Apesar de muito diferente no humor de The Song of Bernadette ou BecketThe Reluctant Saint não é frívolo nem deixa de ser sério. Em certos aspectos sentimos algumas semelhanças a filmes como "Francis of Assisi" do ano anterior e realizado por Michael Curtiz, ou o excelente filme italiano neo-realista de Roberto Rosselini "Francesco, giullare di Dio" - um filme que, de acordo com seu título original, oferece uma representação levemente cómica dos primeiros franciscanos como sendo de raciocínio lento, "loucos santos", muito dados a tropeçar nos seus esforços para seguir os passos de Francisco.
Na verdade, dado o contexto franciscano de St. Joseph, The Reluctant Saint quase que poderia ser visto como uma sequela espiritual do filme de Rosellini. Filmado em exteriores na região de Lazio, em Itália, com um elenco de apoio de actores italianos, este filme evoca um autêntico senso de tempo e lugar iludindo a maioria das produções de Hollywood do período da Golden Age. Como os filmes de Rossellini e outras obras de neo-realismo italianoThe Reluctant Saint mostra-nos um camponês italiano, com autenticidade e persuasivos detalhes.
O filme é baseado na vida de São José de Cupertino, no início do século 17 , conhecido como o santo dos pilotos por causa de suas levitações milagrosas. Ele é retratado como um trapalhão quase idiota, que é um íman para entrar em sarilhos. Mas a sua mente era como um vaso vazio preenchido apenas com a graça de Deus, que abriu o caminho para a sua eventual canonização. Por incrível que pareça, mais milagres são atribuídos a este simples homem do que a qualquer outro santo. Edward Dmytryk dirige este filme biográfico religioso, inspirador e comovente de uma forma simples e directa com paixão e sem segundas intenções. É baseado em "The Saint of the Satellites", embora tenha um pouco de ficção semi-biografia engraçada e comovente de São José de Cupertino, escrito por John Fante e José Petracca.

Link
Imdb

Sem comentários: