sexta-feira, 20 de setembro de 2013

E a Vida Continua (Zendegi va digar hich) 1992



O terremoto que devastou o norte do Irão, nas províncias de Guilan e Zanjan, que serviram de cenário para o filme de Abbas Kiarostami, Onde É a Casa do Amigo?, de 1987, fornece a inspiração para este filme. Com mais de trinta mil mortes e algumas centenas de órfãos sobreviventes, Kiarostami partiu para descobrir o destino dos dois rapazes que interpretaram o seu primeiro filme. A busca neste trabalho é semi-ficcional.
Quer se veja este "Zendegi Edame darad" como o segundo ou terceiro filme da trilogia de Kiarostami  é irrelevante, contando que comecemos com o de 1987. Cronologicamente, "E a Vida Continua" segue o filme inicial, três anos depois, logo depois do terremoto devastador, enquanto Através das Oliveiras serve-se como um dramático behind the scenes ou pseudo-documentário sobre as filmagens de "E a Vida Continua".. .. Se isso vos confunde, basta verem os filmes e tudo vai se encaixar muito bem. De facto, a breve cena entre Hossein e a sua nova noiva vai se tornar muito familiar uma vez que o "making of " irá passar inúmeros takes desta cena e é a única pista concreta para "E a Vida Continua" ... tem um argumento, e não é um documentário tão directo. Tão naturais estão os actores não-profissionais de Kiarostami, que fazem a linha entre ficção e não-ficção estar sempre turva. 
Nos primeiros minutos, o trabalho de câmera estilístico anuncia a presença de Kiarostami - uma câmera estática filma através de uma portagem, como o rádio de fundo a narrar os detalhes do terremoto iraniano. Carros param para receber os recibos de um trabalhador invisível, até que um rosto reconhecível pára na cabine, e a câmera entra no carro com o ator que faz o papel de realizador (Farhad Kheradmand) e o seu filho Puya (Buba Bayour), a começarem a caminhada em direção a Koker para procurarem os dois meninos que entraram em Onde É a Casa do Amigo?. Este dispositivo arma Kiarostami com todas as munições que ele precisa para desenvolver o argumento e interagir com as diversas pessoas que vai encontrando ao longo do caminho, "Qual é o caminho para Koker?" abre as conversas do realizador, permitindo vislumbres de como prossegue a vida pós-terremoto.
Os takes longos filmam a viagem em praticamente tempo real, e os prazeres surgem intimamente em momentos "insignificantes". Mesmo a lembrança de que a Escócia estava a jogar contra o Brasil durante o momento do terremoto configura eventos futuros comoventes, onde uma aldeia deslocada continua a acompanhar o Campeonato do Mundo. As perguntas de Punya configuram a situação dramática, e em pouco tempo ele tem que fazer xixi. A câmera permanece no carro, mas segue a sua pequena aventura no deserto do monte estéril para uma árvore solitária antes de assistirmos ao menino atentamente a perseguir e capturar um gafanhoto. Isto leva a uma discussão sobre a migração oblíqua ao gafanhoto e à liberdade que também se pode aplicar para as vítimas do terremoto, que devem encontrar um modo de prosseguir.
Como nos seus outros filmes, Kiarostami seduz lentamente a plateia ao revelar os personagens como pessoas reais com um trabalho de câmera simples, mas provocativo. O realizador permanece fiel ao seu estilo com uma cena final bem composta que pode não levar a um desfecho feliz, mas depois de conhecermos os locais, sentimos a satisfação que eles vão continuar a lidar com tudo o que a vida lhes deu.

Link 
Imdb  

Sem comentários: