sábado, 14 de setembro de 2013

A Casa é Negra (Khaneh Siah Ast) 1963



"The House is Black" de Forugh Farrokhzad é um documentário artistico, o único filme feito pela poeta iraniana Farrokhzad. O assunto do filme é a lepra, e ela olha diretamente, sem pestanejar, para a devastação causada ao corpo humano por esta doença. Não desvia o olhar, nem das piores deformações que a doença cria. O objetivo era expor a forma cruel e desnecessária que os leprosos continuavam a ser tratados no Irão, amontoados em colónias de leprosos isolados, onde a doença foi tratada, fazendo com que eles se desintegrassem lenta e dolorosamente. O filme de Farrokhzad destina-se a aumentar a conscientização sobre essas condições, e para salientar o que esta situação não precisa de ser. Um narrador masculino desapaixonadamente enumera factos sobre a hanseníase enquanto os cortes de Farrokhzad rapidamente e abruptamente sobre algumas das imagens mais horríveis do efeito da doença: os membros que parecem ter sido desgastados, como se por erosão; narizes que cederam, criando lacunas em cratera nos rostos dos pacientes. E, no entanto, o narrador diz: "a lepra não é uma doença incurável." Ele diz isto duas vezes, uma vez no início e novamente no final desta filme, repetindo-o para se certificar de que o significado das suas palavras não está perdido. Estas pessoas, que sofrem muito por isto, poderiam ser curadas. A implicação tácita é que o seu país, o governo, as estruturas sociais e o seu sistema de saúde, não conseguiram. Elas poderiam ser curadas, se apenas uma pessoa estivesse disposta a tomar a iniciativa de curá-los, ao invés de agrupa-los em isolamento para evitar a propagação da doença e depois esquecê-las.
Há dois narradores no filme, o primeiro narrador, masculino, que aparece esporadicamente para contar factos retos num tom objetivo. O segundo narrador é a própria Farrokhzad, que oferece uma narração cadenciada, poética, religiosamente tingida. Uma das correntes mais subversivas no filme é a sua crítica subtil do Islão e a religião em geral, por não ter um interesse mais compassivo e útil para estas pessoas esquecidas ao sofrimento. Farrokhzad mostra continuamente os leprosos orando e dando graças a Deus, e propositalmente contrasta a sua fé e devoção contra a abjeção da sua condição. Mais uma vez, o seu método não é afirmar as suas ideias diretamente, mas para gerar tensão entre a narração aparentemente simples e o poder revigorante das imagens.
Farrokhzad está particularmente em sintonia com os significados das palavras. Ela era um poeta, afinal de contas, e, portanto, muito sensível a palavras e as disjunções entre linguagem e realidade. Como cineasta, no entanto, as suas habilidades dificilmente seriam apenas verbais. Superficialmente a sensibilidade visual é relativamente simples, e ainda assim ela cria efeitos bastante complexos, com a montagem e as relações entre a banda sonora e as imagens. "The House is Black" é inteiramente o produto da sua sensibilidade de uma maneira que poucos filmes o são: ela não só escreveu e dirigiu o filme, mas, fundamentalmente, montou. A edição é nítida e deliberada, e ela muitas vezes regressa a imagens que já apareceram, para inseri-las em montagens rapidas onde o seu significado é alterado ou intensificado pelas imagens ao seu redor ou o conteúdo da narração.  
"The House is Black" é um poderoso e inesquecível filme, um documentário cujo olhar para a vida numa colónia de leprosos lança luz sobre o sofrimento das pessoas que vivem na escuridão, longe da atenção da sociedade. Farrokhzad não permite que a sociedade esqueça os leprosos, não permite que o seu público desvie o olhar ou tenha pena sem também tomar medidas. O filme não se limita a chafurdar no sofrimento, mas pede para que algo seja feito.

Link 
Imdb 

Sem comentários: